O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebeu hoje com “profunda tristeza” a notícia da morte do ator e encenador Jorge Silva Melo, na segunda-feira, uma “figura maior do teatro e do cinema contemporâneo português”.
O Presidente da República prestou hoje “sentida homenagem” a Jorge Silva Melo, falecido na segunda-feira, considerando-o, além de “um dos encenadores mais emblemáticos e dinâmicos do teatro português”, um “homem politicamente empenhado”, “descobridor de talentos e congregador de vontades”.
O festival Descobre o Teu Interior 2022, o primeiro itinerante pelo interior de Portugal, tem início em 31 de março e vai levar, durante 16 dias, concertos, intervenções artísticas e outras atividades culturais a oito territórios do país.
Várias personalidades do mundo da cultura e da política lamentaram hoje a morte do encenador, dramaturgo, ator e cineasta Jorge Silva Melo, aos 73 anos, sublinhando a dedicação de uma vida ao teatro e ao cinema.
“Orgia”, de Pasolini, que se estreia a 9 de abril na Culturgest, em Lisboa é, para o encenador Nuno M. Cardoso, um “poema requiem”, numa polifonia que conjuga ideia de morte, com um sentido de liberdade e de vida.
Os Rolling Stones iniciam a 1 de junho em Madrid uma digressão europeia que, para já, não inclui datas em Portugal, de acordo com informação disponível no site oficial da banda britânica.
Com 20 troféus em 31 categorias, a Netflix foi a grande vencedora da 49ª edição dos prémios Annie, popularmente considerados os “Óscares da animação”, com “Os Mitchell Contra as Máquinas” e a série “Arcane” a destacarem-me na lista.
Dois filmes portugueses produzidos pela cooperativa de cinema de animação BAP Studio integram a competição do Festival de Cinema de Animação de Zagreb, previsto para junho na Croácia.
Uma petição para a trasladação dos restos mortais da poeta Florbela Espanca para o Panteão Nacional está disponível na página do parlamento para quem quiser assinar, contando para já com dois subscritores.
O autor de teatro, cinema e televisão Gonsalves Preto morreu na madrugada de quinta-feira, em Lisboa, aos 85 anos, disse hoje à agência Lusa fonte próxima do realizador de "As Deambulações do Mensageiro Alado".
O festival de cinema Fantasporto vai apresentar em “antestreia mundial” o filme ucraniano “Everything, nothing and something else”, da realizadora Marina Kondratieva, na sessão de encerramento, associando-se “às ondas de solidariedade à Ucrânia”, foi hoje anunciado.
Tó Trips, Unsafe Space Garden e Clementine protagonizam a nova edição do Super Nova, um projeto que promove a circulação de artistas e bandas por diferentes palcos do país e que arranca no dia 19, revelou hoje a organização.
Um conjunto raro de oito gravuras de uma série criada aquando do referendo sobre o aborto em Portugal está entre uma série de gravuras da pintora portuguesa Paula Rego em leilão em Londres até 24 de março.
Uma récita extraordinária da ópera “La Bohème”, de Puccini, será apresentada, no dia 20, às 16h00, no Teatro Nacional S. Carlos, em Lisboa, com o montante da receita de bilheteira a reverter a favor da Ucrânia, informou hoje o S. Carlos.
A iniciativa "Ventos do Deserto" chega, no sábado, a quatro espaços da baixa de Coimbra e, do passado para o presente, apresenta uma sequência de narrativas cantadas, contadas e dançadas, revelou hoje a autora do projeto.
A programação do Auditório de Espinho para abril vai incluir concertos pelo saxofonista Jan Garbarek, pelo cantor brasileiro Castello Branco e pelo cantautor português JP Simões, cujo espetáculo evocará temas de José Mário Branco (1942-2019).
A primeira exposição em Portugal da obra do artista norte-americano Tony Conrad (1940-2016), que percorre um “constante questionar de limites e regras” através da arte, numa “postura crítica com humor”, é inaugurada na sexta-feira na Culturgest, em Lisboa.
O músico português Sérgio Godinho atua no dia 23 no Campo Pequeno, em Lisboa, numa antecipação do programa "Abril em Lisboa", destinado a celebrar a liberdade e a revolução de Abril de 1974.
O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, revelou hoje que as críticas feitas ao concurso para escolha da representação de Portugal na 59.ª Bienal de Arte de Veneza serão analisadas, e que, “se houver algo a corrigir, corrige-se”.
A 9.ª edição do Westway LAB - Criação, Conferência, Festival regressa este ano ao seu formato original e, entre 6 e 9 de abril, a cidade de Guimarães recebe várias conferências e mais de duas dezenas de concertos.
O Festival Iminente, que junta música e artes visuais, vai acontecer em maio pela primeira vez em Marselha, França, e terá nova edição em Lisboa no final de setembro, anunciou hoje a organização.
O projeto artístico “Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, que vai representar Portugal este ano na Bienal de Arte de Veneza, Itália, estará depois em exposição em Portugal, Alemanha e Brasil, anunciou hoje a ministra da Cultura.
"Para quê a guerra?" é o título de um livro ilustrado, escrito por Miguel Correia, dirigido aos mais novos e que aborda a temática da guerra, em particular a guerra na Ucrânia, revelou a editora Ideias com História.