São João da Madeira promove a partir de 28 de abril o evento “A Cidade Dança”, que levará essa expressão artística a salas de espetáculo, jardins e fábricas, dedicando parte do programa à coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009).
O cancioneiro de Sérgio Godinho foi revisitado, por músicos e produtores ligados ao hip-hop e à eletrónica, em “SG Gigante”, disco com curadoria de Capicua, disponível a partir de sexta-feira nas plataformas digitais.
À hora da missa, a 1 de novembro de 1755, a terra tremeu e Lisboa viveu um dos seus piores dias quando, depois do sismo, se seguiram incêndios e um tsunami, história agora contada no Centro do Terramoto, hoje inaugurado.
A Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ), sob a direção do maestro Christopher Bochmann, atua no próximo domingo às 19h00 (18h00 em Lisboa), no Teatro Lopés Ayala, em Badajoz, em Espanha,
“O barbeiro de Sevilha”, espetáculo com atores e marionetas a partir da ópera de Rossini, direcionado para crianças e famílias, volta ao Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, no fim de semana.
“Pertinho da Torre Eiffel”, de Abel Neves, pelo Teatro da Rainha, é a peça que estará em cena, de quinta-feira a sábado, em Lisboa, no Teatro da Politécnica, sede da companhia Artistas Unidos (AU).
O Festival Vinculum vai juntar 17 artistas entre 15 e 16 de julho, no monte da Senhora da Graça, aliando a música eletrónica ao património natural e cultural de Mondim de Basto, foi hoje anunciado.
Uma das maiores curadorias literárias de sempre em língua portuguesa arranca na quinta-feira em Coimbra, com a assinatura de dois acordos de cooperação técnica, que visam assinalar os 200 anos da independência do Brasil, revelou hoje fonte ligada ao projeto.
O cantor Tony Carreira vai marcar presença na Festas da Cidade/São João da Figueira da Foz, que retomam este ano o formato anterior à pandemia da COVID-19, disse hoje o presidente da Câmara Municipal.
A cantora Cristina Branco inicia na quinta-feira uma digressão por 18 palcos do norte da Europa, que inclui Amesterdão, nos Países Baixos, e Antuérpia, na Bélgica.
A Cultura Portuguesa marca presença este ano na Feira Internacional do Livro em Bogotá (FILBo), através de iniciativas que contam com nomes como Afonso Cruz, André Tecedeiro, João Botelho, Rui Cardoso Martins e Valter Hugo Mãe.
O escritor angolano Ondjaki edita este mês "Senhor Feroz", um conto poético ilustrado por Alex Gozblau, sobre liberdade e laços familiares, com selo da Caminho.
O museu da Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira vai expor, pela primeira vez, obras de arte criadas com recurso a programação e a algoritmos, concebidas por sete artistas portugueses, foi hoje divulgado.
Fado Bicha, Gisela João, Tristany e Rita Vian estão entre os artistas portugueses que vão atuar na primeira edição do Festival Iminente em França, marcada para maio em Marselha, e cujo cartaz inclui também artistas franceses, foi hoje anunciado.
A companhia Peripécia Teatro estreia, no dia 5 de maio, em Vila Real, “A peça em 4 turnos” que conta a história de operários que decidem formar um grupo de teatro amador e presta homenagem aos atores.
O ciclo “Música & Revolução”, da Casa da Música, no Porto, a decorrer entre sexta-feira e domingo, é este ano dedicado ao Maio de 68, com uma série de concertos que “espelham a pluralidade estética da época”.
O espetáculo “Ainda Marianas”, que põe em cena “As novas cartas portuguesas” e o julgamento das suas autoras, quer mostrar a voz política e literária de um obra que “estranhamente”, ao fim de 50 anos, ainda é desconhecida.
O Caramulo Experience Centre, que vai ser inaugurado no sábado, assume-se como uma extensão do Museu do Caramulo dedicada ao automobilismo e ali será possível andar em carros antigos e ver ‘in loco’ o processo de restauro.
O fadista Carlos Leitão atua em maio na Áustria, Alemanha e Suíça, acompanhado pelos músicos Henrique Leitão e Bruno Chaveiro, na guitarra portuguesa, Carlos Menezes, no baixo.
O músico Manuel Maio apresenta o seu novo disco, “Sem olhar ao Tempo”, no próximo dia 24, às 21h30, na Casa das Artes de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra e, no dia seguinte, às 19h00, no Auditório CCOP, no Porto.
A poesia completa de António Torrado (1939-2021), “Das Coisas Interiores”, vai ser publicada na primeira semana de maio, disse à agência Lusa o escritor Jorge Reis-Sá.
O município da Guarda assinala o dia 25 de Abril com um programa que engloba homenagens a título póstumo, exposições, música, torneios desportivos e uma sessão solene.
Abraçar os artistas locais e nacionais é o objetivo do festival Oh da Praça!, que regressa entre os dias 22 e 25 de abril com concertos, ‘street art’ e dança a Pombal, no distrito de Leiria.
“Timbuktu”, um dos ´best-sellers` do escritor norte-americano Paul Auster, está na base da peça “Vadio”, que sobe ao palco do Teatro Meridional, em Lisboa, de 28 de abril a 1 de maio.