O Fundão vai receber, entre os dias 29 de junho e 02 de julho, a terceira edição da Feira Ibérica de Teatro, que já registou um recorde de propostas para a programação, anunciou a organização.
O premiado autor brasileiro Guilherme Karsten estreia-se este mês no mercado português, com a edição do álbum ilustrado "Boleia", pela Fábula, do grupo editorial Penguin Random House.
Inês de Vasconcellos, Duques, Bolha e Jacinta&Antonio Bastos foram os quatro representantes de Portugal distinguidos nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na noite de sábado na cidade norte-americana de Providence.
Aulas de patuá, um crioulo de Macau de base portuguesa, serão tema de uma ação de formação em Lisboa a partir do dia 30 de abril, uma iniciativa de Joaquim Ng Pereira, que sonha criar na capital portuguesa um grupo amador de teatro.
A cantora Rosária Meireles, que integrou o trio vocal Irmãs Meireles, conhecidas como “Rouxinóis d’além mar”, morreu aos 95 anos nos Estados Unidos, informou Paulo Borges, autor do livro “Irmãs Meireles – Rouxinóis de Portugal”, na sua página do Facebook.
No novo álbum do contrabaixista Bernardo Moreira, “Cantigas de Maio”, celebra-se a música depois de Abril, na “fronteira ténue” entre o jazz e a música popular portuguesa, através de temas de Fausto, José Mário Branco, Sérgio Godinho e José Afonso.
O Convento de São Francisco, em Coimbra, acolhe a partir até ao dia 26 de junho uma exposição da artista Ana Vidigal que reflete sobre o presente à luz de acontecimentos históricos recentes.
A 18ª edição do festival Med, em Loulé, conta já com 33 bandas confirmadas, que conservam a “génese” de contar com músicos provenientes da bacia do Mediterrâneo, mas também do Mundo, anunciou no sábado a organização.
O Presidente da República destacou no sábado a importância da democratização do acesso à cultura, para todas as pessoas, estejam onde estiverem, e elogiou uma “certa militância existente” no país nesse sentido.
A 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, em Itália, consagrou hoje o pavilhão do Reino Unido com o Leão de Ouro para a melhor participação nacional, num evento com 80 representações nacionais.
O pianista de origem russa Evgeny Kissin apelou hoje ao Ocidente para ajudar o povo ucraniano a vencer esta guerra, e a “expulsar os assassinos do seu país”, sob pena de se sujeitar ao julgamento da História.
Três investigadores portugueses fizeram um livro que retrata meio século de BD publicada em Portugal, sobre o 25 de Abril de 1974 e as lutas pela democracia, afirmando que “uma revolução que foi desenhada mais dificilmente será esquecida”.
O Parque Ambiental do Buçaquinho, no concelho de Ovar, recebe de segunda-feira até 30 de abril a sétima edição do Festival Gigantes Invisíveis, que propõe teatro, música, dança e outras manifestações artísticas para incentivar a leitura nas crianças.
O pianista Sofiane Pamart, em estreia nacional no Theatro Circo, em Braga, considera a família o começo de tudo o que faz, lembrando o avô que chegou a França para trabalhar nas minas e dar uma vida melhor aos filhos.
A Biblioteca Municipal de Coimbra vai abrir as portas da sua coleção de 22 mil discos de vinil e permitir a qualquer pessoa a escuta de álbuns e ‘singles’, que vão da Canção de Coimbra ao rock progressivo.
Diários de Patricia Highsmith, uma biografia de Hannah Arendt, novos livros de autores portugueses e os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís, da morte de Proust e da edição de “Ulisses” de Joyce marcam 40 anos da Relógio d’Água.
A 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, em Itália, abre hoje ao público e anuncia o palmarés do certame, com 80 representações nacionais, entre elas Portugal, com o projeto "Vampires in Space", de Pedro Neves Marques.
O Cineteatro Municipal de Mação vai reabrir ao público no dia 25 de abril, um “momento muito importante para a comunidade” após um investimento de 850 mil euros em obras de requalificação, anunciou hoje o presidente da Câmara.
A peça “Dá Raiva Olhar Para Trás”, do dramaturgo britânico John Osborne, com encenação do realizador e encenador Frederico Corado, estreia-se no dia 5 de maio, na Galeria José Tagarro, no Cartaxo, anunciou hoje a produção.
Rita Guerra, Héber Marques, Nuno Guerreiro, Bonga, Cuca Roseta e Paulo Flores são alguns dos artistas que no dia 23 de junho interpretam “As Mais Belas Canções da Lusofonia” no Casino Estoril, no distrito de Lisboa.
Os britânicos Phil Campbell and the Bastard Sons e os holandeses Epica atuam no 11.º VOA – Heavy Rock Festival, marcado para julho em Oeiras, encerrando assim o cartaz desta edição, anunciou hoje a organização.
Cerca de 200 ações, entre espetáculos, residências artísticas e coproduções, integram o programa do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) para 2022, que ambiciona envolver acima de 150 mil espectadores, anunciou hoje o diretor da sala de Leiria.
A Relógio d'Água vai publicar este ano os dois novos romances do escritor norte-americano Cormac McCarthy, "O Passageiro" e "Stella Maris", que rompem um silêncio de 16 anos do autor, anunciou hoje a editora.
A digressão europeia dos Einstürzende Neubauten, adiada por causa da pandemia, começa em maio e contará com passagem pela Guarda, que se junta aos já anunciados concertos no Porto e em Lisboa.