A Fundação de Serralves, no Porto, inicia no sábado um novo ciclo de cinema e conversas, composto por uma série de oito sessões nas quais se exploram as relações do cinema com outras artes.
O segundo disco de originais de Surma sai em novembro e o primeiro single, “Islet”, é lançado hoje, revelando um universo inspirado na própria biografia, percurso e vulnerabilidades da compositora, anunciou Débora Umbelino.
O Festival Temps d'Images volta aos palcos de Lisboa a partir de sábado com uma dezena de obras de teatro, dança, música e documentário em vários espaços culturais da cidade, concluindo o seu segundo momento da programação.
Os filmes "Cesária Évora", da realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca, e "Paloma", do cineasta brasileiro Marcelo Gomes, vão passar em novembro no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, em Espanha, de acordo com a programação revelada.
A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano, anunciou hoje o município.
O romance histórico “O Último Conjurado”, de Isabel Ricardo, foi traduzido para inglês, com os apoios da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Instituto Camões, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, e da Câmara Municipal de Lisboa.
O pianista italiano Federico Albanese atua no Museu do Oriente, em Lisboa no dia 17 de outubro, com a participação especial de Rodrigo Leão, anunciou hoje o museu.
O fadista João Braga celebra, no dia 18, às 20h00, 55 anos de carreira, com um espetáculo no Teatro S. Luiz, em Lisboa, em que participam cerca de 10 fadistas, alguns que Braga apoiou no início de carreira, como Rodrigo Costa Félix.
A Associação Portuguesa de Escritores (APE) organiza, na próxima terça-feira, às 18h00, uma homenagem a José Saramago, no Palácio Galveias, em Lisboa, no âmbito do centenário do nascimento do autor de "Memorial do Convento", único autor de língua portuguesa distinguido com um Nobel da Literatura.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) vai “esvaziar” as reservas da coleção que lhe dá nome para colocar um total de 1.128 peças em diálogos adjetivados como “heteróclitos” num museu refeito para se repensar.
O orçamento para aquisição de obras para a coleção de arte contemporânea do Estado português vai aumentar para um milhão de euros no próximo ano, anunciou o primeiro-ministro na quarta-feira, indicando que estas obras vão estar em exposições pelo país.
A escritora francesa Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022, recusa a classificação de “autoficção” para a sua obra, mas a autora trouxe para a escrita a sua própria vida enquanto afirmação política da mulher.
O festival Amplifest regressa ao Porto em dois fins de semana, primeiro de sexta-feira a domingo e, depois, de 13 a 15 de outubro, com um cartaz “ainda mais arrojado” e diverso na edição “mais necessária de sempre”.
O festival de cinema DocLisboa começa hoje com uma atuação de Lula Pena e com o filme "Terminal Norte", da realizadora argentina Lucrecia Martel, num "momento que expande os limites do ecrã e cruza o cinema com a música".
Os First Breath After Coma (FBAC) estão até ao final do mês em residência artística numa aldeia do concelho de Vila Real a preparar músicas que farão parte do novo disco, a lançar em 2023, anunciou a banda.
A exposição “Miragem”, criada por Joana Magalhães para explorar três formas de dialogar com o fim, a “extinção da ficção, a extinção da preguiça e a extinção do processo do luto”, é inaugurada na sexta-feira na Culturgest no Porto.
A necessidade de entendimento e de comunicação, sem pretensiosismos nem artificialismos, é o ponto de partida do conflito existente na peça “Zoo Story”, de Edward Albee, que se estreia na quinta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
O novo romance de Lídia Jorge, “Misericórdia”, nas livrarias na próxima terça-feira, é “um livro sobre o esplendor da vida” e a “crença em valores”, disse a escritora à agência Lusa.
A nova obra para orquestra sinfónica de António Pinho Vargas, “Oscuro” (2022), uma encomenda da Casa da Música, é estreada, na sua sala principal, a 15 de outubro, pela Orquestra Sinfónica do Porto (OSP).
Desenhos inéditos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) que foram descobertos num sótão em finais de 2021, abrangendo um período de 200 anos, são revelados num catálogo digital.
O edifício da antiga União Elétrica Portuguesa, em Almada, será palco da exposição “Viver entre o que é deixado para trás”, uma viagem fotográfica do fotojornalista Mário Cruz, que mereceu uma distinção no World Press Photo.
O escritor ucraniano Andrei Kurkov escreveu um romance sobre um apicultor que viaja com as suas abelhas pelo território devastado do conflito no Donbas, muito antes da invasão russa, apenas para dar voz às pessoas esquecidas da “zona cinzenta”.
O fadista Camané atua no grande auditório do Centro Cultural de Belém em Lisboa, no próximo dia 14 de outubro, no âmbito do ciclo “Há Fado no Cais", numa parceria com o Museu do Fado.