Em comunicado, o município refere que a inauguração da sede do projeto turístico-cultural “Camillo – Rotas do Escritor” marcará a 6.ª edição dos Encontros Camilianos, que decorre nos dias 14 e 15 de outubro, em São Miguel de Seide.

Para além do município de Famalicão, este projeto de valorização do património de Camilo Castelo Branco conta também com o envolvimento de outras instituições e cidades do norte do país com ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena.

A 6.ª edição dos Encontros Camilianos arranca no dia 14, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais.

À noite, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.

No dia 15, em que a Casa-Museu de Camilo celebra 100 anos de abertura ao público, haverá uma conferência alusiva ao tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.

Segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”.

Trata-se de uma mostra documental, bibliográfica e iconográfica dos factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.

Haverá ainda um almoço com ementa camiliana, uma conferência sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.

Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.