Argentina, China e Portugal dividiram as atenções na noite de prémios do Cinanima, com filmes como «Big Bang Big Boom», «Piercing 1» e «Viagem a Cabo Verde» a receberem o aplauso generalizado.
Aos 85 anos, António Gaio é o director de um dos melhores festivais de cinema de animação do mundo, o Cinanima. Há 30 anos à frente dos destinos do evento, assume que se lhe «faltasse o Cinanima» lhe «faltaria uma base de apoio para a vida».
A ficção histórica do romeno Andrei Ujica sobre o dirigente Nicolae Ceausescu é um dos filmes mais aguardados do festival, e é exibido hoje no Centro de Congressos.
Produtor e co-produtor de mais de 500 filmes, desde filmes emblemáticos do neo-realismo a super-produções como «Duna» e «Flash Gordon», Dino de Laurentiis faleceu aos 91 anos, em Los Angeles.
Abbas Kiarostami, Lou Reed, Anton Corbijn, John Malkovich e Stephen Frears: estes são alguns dos grandes nomes que vão partilhar o seu conhecimento com os visitantes do Estoril Film Festival. Eis os principais momentos das «masterclases do certame.
O confronto da realidade espanhola actual com a das décadas de 40 e 50 continua a ser o ponto forte do Ciclo de Cinema Espanhol, cuja terceira edição decorre entre 11 e 14 de Novembro.
Os suecos Jonas Holmstrom e Jonas Bergergard apresentam na competição oficial do Estoril Film Festival um drama sobre a sobrevivência, a liberdade e a arte.
O ano passado foi por não querer ser anfitrião dois anos seguidos, agora é por uma questão de agenda. Uma coisa é certa, Hugh Jackman recusou voltar a ser o anfitrião da cerimónia de entrega dos Óscares pelo segundo ano consecutivo.
Um elenco vocal de luxo abrilhanta as novas aventuras do panda Po, que chegarão aos cinemas de todo o mundo em Maio de 2011, com «Kung Fu Panda 2: The Kaboom of Doom», cujo primeiro teaser acaba de chegar à internet.
Mais de oito horas de animação dos quatro cantos do mundo preenchem a competição internacional da 34ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que abre hoje em Espinho «O Mágico», de Sylvain Chomet.
O realizador iraniano Abbas Kiarostami decidiu filmar pela primeira vez fora do Irão, para a longa-metragem «Copie Conforme», e percebeu que a arte «não está limitada a uma geografia», disse à agência Lusa.
Acaba de ser anunciado que o filme «O Escritor Fantasma», de Roman Polanski, lidera a 23ª edição dos prémios atribuídos pela Academia de Cinema Europeu, com sete nomeações.
O mais antigo programador da Cinemateca Portuguesa e génio da crítica de cinema faleceu neste domingo em Lisboa vítima de cancro. Manuel Cintra Ferreira tinha 68 anos
Abbas Kiarostami vai estar hoje no Estoril a apresentar o seu mais recente filme, «Copie Conforme», que valeu a Juliette Binoche o galardão de Melhor Actriz no Festival de Cannes.
Criado a partir de um «trailer» falso no díptico «Grindhouse», «Machete» é o último delírio de Robert Rodriguez, com um elenco que inclui Danny Trejo, Robert De Niro, Steven Segal e Don Johnson.
O filme de abertura do Estoril Film Festival é o controverso documentário de Casey Affleck que regista o colapso mental de Joaquin Phoenix. Mas será mesmo verdade?
Pela Mostra de São Paulo passaram centenas de filmes, mas o Prémio da Crítica foi entregue a «Mistérios de Lisboa». O filme de Raúl Ruiz impôs-se mais uma vez depois de já ter vencido a Concha de Prata em San Sebastian.
John Malkovich, Marisa Paredes, Anton Corbijn, Lou Reed e Laurie Anderson são algumas das estrelas que vão passar pelo Estoril Film Festival, que arranca hoje com a exibição de «I'm Still Here» e segue até 14 de Novembro.
Nicole Kidman e Jennifer Aniston vão entrar no universo de Adam Sandler no nova comédia de Dennis Dugan, cujo primeiro trailer acaba de ser lançado em todo o mundo e é divulgado em Portugal em exclusivo no SAPO.
David Fincher leva ao cinema a história da criação do Facebook em «A Rede Social». O filme é um dos mais aguardados da temporada e o SAPO foi à antestreia nacional em Lisboa recolher as primeiras opiniões.