O festival, a cumprir a 11ª edição, abre com o saxofonista alemão Peter Brotzmann, nome maior do "free jazz" europeu, acompanhado do baterista inglês Steve Noble, com quem editou no ano passado o álbum "I am here where are you".
Na noite de abertura do Out.Fest, no Be Jazz Café, atuará também o guitarrista português Norberto Lobo.
Dos 14 concertos previstos, destacam-se, na sexta-feira, o britânico Dean Blunt, de regresso a Portugal quando se prepara para editar o álbum edição de "Black Metal", e o trompetista Peter Evans, que se estreia no Out.Fest em formato quinteto e com uma "masterclasse" na Escola de Jazz do Barreiro.
A eles juntam-se ainda Jean-Herve Peron e Werner Diermaier, fundadores do grupo rock experimental alemão Faust, num concerto no sábado que, segundo a organização, incluirá "materiais sonoros recolhidos em périplo pelo Barreiro".
No sábado atuam ainda três nomes portugueses: o coletivo Open Mind Ensemble, com direção musical de Luís Bragança Gil, o Rodrigo Amado Wire Quartet, com o saxofonista acompanhado do guitarrista Manuel Mota, do contrabaixista Hernâni Faustino e do baterista Gabriel Ferrandini, e o grupo Putas Bêbadas, ligado à editora Cafetra.
Na quarta-feira, ainda antes do arranque oficial do festival, o Out.Fest já estará a acolher um workshop da performer norte-americana Carla Bozulich, que culminará com uma apresentação pública com os participantes, ao fim de três dias.
O Out.Fest - festival que aborda linguagens mais experimentais da música contemporânea - ocupará o Be Jazz Café, a Casa da Cultura da Baía do Tejo, a Escola de Jazz do Barreiro, o Teatro Municipal, o Convento da Madre de Deus da Verderena e o Grupo Desportivo Os Ferrroviários.
@Lusa
Comentários