Em declarações à agência Lusa, Joana Amendoeira afirmou que “o alinhamento dos dois concertos é essencialmente com base no mais recente álbum, ‘Amor mais que perfeito’, de tributo ao guitarrista e compositor José Fontes Rocha, e com alguns fados dos álbuns anteriores”.

No Festival "Musica delle Tradizione", Joana Amendoeira atua no Teatro Comunale de Vicenza, no nordeste de Itália, e conta com a participação especial do pianista Roberto Jonata, sendo acompanhada à guitarra portuguesa por Pedro Amendoeira, e à viola por Rogério Ferreira.

Na Bélgica é um regresso ao Festival da Flandres, em Gent, onde atuou em 2005. Desta feita, a criadora de “Plantei um cravo à janela” atua no Capitole, acompanhada pelos músicos Pedro Amendoeira, Rogério Ferreira e Paulo Paz (contrabaixo).

A fadista disse à Lusa que “até ao final do ano” deverá editar um novo álbum, que será o nono da sua carreira. Em 2009, o álbum “Joana Amendoeira & Mar Ensemble” valeu-lhe o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Álbum.

Este ano, a intérprete de “Anda o Sol na minha rua” já atuou nos Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Roménia, Brasil, Espanha e Suíça.

Joana Amendoeira, de 31 anos, iniciou carreira em 1995, quando venceu a Grande Noite do Fado do Porto. A sua primeira internacionalização aconteceu em 1998, quando, a convite do ICEP-Investimento Comércio e Turismo, atuou em Budapeste. No mesmo ano gravou o seu primeiro álbum, "Olhos Garotos".

@Lusa