O Talkfest – Fórum sobre o Futuro dos Festivais de Música em Portugal vai na terceira edição e decorrerá de 13 a 15 de março, no Instituto Superior de Economia e Gestão e na Aula Magna.

Tiago Fortuna explicou que o programa, de debates, “masterclasses” e concertos, é reforçado com uma maior presença de intervenientes internacionais, "para se perceber melhor o que se está a passar lá fora". Entre eles estarão James Drury (diretor do Festival Awards), Martin Enbourne (festival de Glastonbury), Ivan Milivojev (do Exit Festival) e Stefan Lemkhul (do Melt! Festival).

A organização considera que ainda há muitos temas a explorar em torno da temática dos festivais de música, como a existência de pequenos eventos, a mobilidade, a sustentabilidade financeira e artística dos músicos.

Durante o fórum, será apresentado um perfil do frequentador de festivais portugueses - a partir de um inquérito realizado no verão passado - e sobre o ambiente social nesses eventos.

No total, este ano, o Talkfest contará com 35 oradores e moderadores, como Carlos Seixas, diretor do Festival de Músicas do Mundo de Sines, Nuno Sousa Pinto, diretor geral do Rock in Rio Lisboa, a promotora Raquel Laíns, o radialista Álvaro Costa e os músicos Capicua, Frankie Chavez e Noiserv.

Estão previstos ainda concertos na Aula Magna de DJ Ride, Octa Push, Brass Wire Orchestra, Los Waves e Lionskin, e a exibição de documentários sobre os 20 anos do festival Paredes de Coura, sobre os festivais Primavera Sound (Portugal e Espanha), Coachella (Estados Unidos) ou Glastonbury (Reino Unido).

O Talkfest abre ainda a porta a entidades que queiram promover e divulgar o trabalho na área da música - da edição à promoção, da divulgação à realização de eventos - como a Lovers & Lollypops, a Associação de Músicos, Artistas e Editores Independentes e o Offbeatz.

@Lusa