De 10 a 17 de outubro, Vila Nova de Famalicão albergará a 5ª edição do Close-Up, o Observatório do Cinema que voltará a ter lugar em diferentes espaços da Casa de Artes.
Depois das anteriores temáticas de Memória, Viagem, Lugar e Tempo, chegamos à Cidade e às suas periferias como núcleo desta “coexistência” de filmes, masterclasses, debates, concertos e muita cinefilia.
Os dias festivos arrancam na cadência da banda Black Bombaim sob a eletrónica de Luís Fernandes no cine-concerto “A Idade do Ouro” de Luis Buñuel.
A sessão de encerramento será acompanhada por Cristina Branco e o filme “The River” de Frank Borzage.
Na programação contam-se ainda como destaques o foco ao realizador português Pedro Filipe Marques, e a secção Paisagens Temáticas, “apresentadas através de pinceladas individuais e distintas, de novos e menos novos realizadores”, segundo o comunicado, que exibirão filmes como os novos cultos de “Os Miseráveis” (Ladj Ly, 2019) e “Bacurau” (Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, 2019), os restaurados “A Cidade Branca” (Alain Tanner, 1983) (foto) e o estudo ao cinema de Pedro Costa em “Sacavém” (Júlio Alves, 2019).
As sessões serão comentadas por um rol de realizadores, críticos, jornalistas, artistas e outras diferentes personalidades.
O programa poderá ser consultado em www.closeup.pt.
Comentários