A Câmara Municipal de Sintra vai adquirir o edifício do Sintra Cinema, com o objetivo de reabilitar o espaço, num investimento previsto de 825 mil euros, anunciou hoje a autarquia do distrito de Lisboa.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sintra, presidida por Basílio Horta (PS), refere que a proposta para a aquisição do espaço, situado na Portela de Sintra, foi aprovada, por unanimidade, na última Assembleia Municipal.

“A autarquia pretende reabilitar o edifício e devolver um equipamento cultural de caráter multifuncional, criando neste espaço um novo equipamento de referência em Sintra”, justifica a autarquia.

O equipamento, construído na década de 40 do século XX, tem 1.225 metros quadrados e é composto por um edifício de três pisos, evidenciando “um elevado nível de degradação”.

“O Sintra Cinema que representou, outrora, um lugar de culto para os amantes das artes teatrais, cinematográficas e performativas durante a segunda metade do século passado, ganhará uma nova vida e aumentará a oferta de espaços culturais no concelho de Sintra”, sublinha ainda a autarquia.

Citado na nota, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirma que “a cultura deve ir ao encontro da população”, sublinhando a necessidade da “criação de novos núcleos de cariz cultural”.

“Sabemos que este edifício diz muito à nossa população, e em especial a quem vive na Portela de Sintra, e que a sua reabilitação e devolução deste espaço para usufruto da comunidade era há já muito esperado”, acrescenta.