“Tótem”, de Lila Avilés, conquistou o Lince de Ouro do FEST – Festival Novos Realizadores Novo Cinema. No cinema nacional, o Grande Prémio foi atribuído a “Monte Clérigo”, de Luís Campos.
O ator norte-americano Frederic Forrest, que interpretou Jay “Chef” Hicks em “Apocalypse Now” (1979), de Francis Ford Coppola, morreu na sexta-feira aos 86 anos, adiantou a imprensa especializada em cinema dos Estados Unidos.
A artista plástica Marília Viegas, um dos nomes fundadores da Galeria Diferença, em Lisboa, morreu na quinta-feira, aos 81 anos, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes, João Paulo Queiroz.
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, assinala hoje o 90.º aniversário do arquiteto Álvaro Siza com a estreia do documentário “Siza”, sobre a obra e "o lado mais pessoal" do primeiro Prémio Pritzker português.
O governo da Colômbia trabalha com o produtor britânico Simon Chinn para fazer um documentário sobre os quatro menores indígenas que sobreviveram por 40 dias sozinhos na Amazónia após um acidente aéreo, informou o presidente esta sexta-feira, 23 de junho.
"Portugal in Soho" será o primeiro de três eventos organizados pelo Arte Institute que visam celebrar a cultura portuguesa em Nova Iorque e que, já no domingo, homenageará os primeiros portugueses a chegar aos Estados Unidos.
A Academia de Música de Ançã (AMA), no concelho de Cantanhede, vai celebrar 20 anos de atividade no domingo com a participação de artistas e grupos de diferentes géneros musicais.
Persistência é a palavra que o futebolista português Rafael Leão encontra em comum entre o futebol, onde já é uma estrela, e a música, onde está a dar os primeiros passos e encontrou um refúgio.
O ator Luís Aleluia, que morreu na sexta-feira aos 63 anos, somava uma carreira de quatro décadas, marcada por papéis de comédia, sobretudo nos palcos e na televisão, mas via no drama o seu "maior desafio".
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte do ator Luís Aleluia, aos 63 anos, recordando o seu “talento, empatia e capacidade de conquistar o público de várias idades”.
Os jardins do Palácio de Mateus, em Vila Real, vão ser palco para um espetáculo de dança e música protagonizado pela companhia Paulo Ribeiro, que decorrerá entre 1 e 2 de julho.
Muitos negros morreram nos Estados Unidos para que a sua cultura se tornasse bem-sucedida, declarou esta semana o músico e estilista norte-americano Pharrell Williams, por ocasião do primeiro desfile de moda em Paris.
Aos 85 anos, com uma brilhante carreira no cinema e após superar um cancro, Jane Fonda não tem intenção de reduzir o ritmo do seu ativismo contra a mudança climática face à "pior crise enfrentada pela humanidade".
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, admitiu hoje rever a política de bilhetes dos museus e monumentos nacionais, para responder à pressão dos visitantes turistas.
A Bienal de Arte de Veneza de 2024 vai ter como título “Estrangeiros em todo o lado” e será “uma celebração" do 'outsider', do que vem de fora, através de artistas "eles próprios estrangeiros, imigrantes, expatriados, exilados, refugiados".
O festival Que jazz é este?, em Viseu, que ficou sem apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), teve de abdicar de um dia de concertos e de um projeto comunitário “muito importante”, que será adiado, disse a sua responsável.
O Ministério da Cultura quer “promover incentivos” para os diretores de museus e monumentos nacionais que sejam mais proativos e quer criar um “ambiente favorável” a empresas privadas que queiram investir no setor.
O Fado e o Flamenco “têm encontro marcado” em Badajoz (Espanha), no decorrer de um festival de música, que conta no cartaz com a presença das artistas portuguesas Mísia e Cuca Roseta, foi hoje divulgado.