“Blade Runner: Perigo Iminente” passou de fracasso comercial que desconcertou quase todos em 1982 a obra-prima que antecipou um futuro que se confunde cada vez mais com o presente. Para muitos dos seus atores, é o filme que lhes garante a imortalidade no cinema.
A 41.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho realiza-se de 6 a 12 de novembro e terá este ano em competição 104 filmes de 24 países, selecionados entre 1338 candidaturas.
A atriz e produtora Ruth Escobar, natural do Porto, conhecida pela sua carreira no Brasil, morreu na quinta-feira, aos 82 anos, em São Paulo, anunciou a Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp).
O ministro da Cultura expressou hoje o seu “profundo pesar” pela morte do cineasta António de Macedo, destacando a perseverança, o inconformismo, o olhar crítico e o espírito criativo que lhe permitiram conquistar um espaço no cinema português.
A Gulbenkian de Paris tem patente, a partir deste sábado, uma exposição sonora concebida a partir de sonhos e de mandalas, numa experiência sensorial e conceptual descrita como "uma paisagem metafísica", pelo comissário Mathieu Copeland.
O Governo do Japão felicitou hoje o escritor britânico Kazuo Ishiguro pela atribuição do Nobel de Literatura e destacou as suas raízes nipónicas, tal como os diários japoneses, que dão relevo ao autor nascido em Nagasaki.
O adiamento para 2020 do nono filme da saga "Velocidade Furiosa" parece ter a razão que já muitos adivinhavam: um ano antes vai estrear um "spin-off" protagonizado pelas personagens de Dwayne Johnson e Jason Statham.
O diretor do festival de Cannes, Thierry Frémaux, acredita que as salas de cinema não vão desaparecer, porque ver um filme num grande ecrã é uma experiência com um "impacto social".
Nunca concorreram tantos países a uma das cinco vagas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Filme com Nuno Lopes vai tentar ser a estreia de Portugal na categoria.
As atrizes Ashley Judd e Rose McGowan estão entre as vítimas identificadas pelo jornal New York Times numa investigação sobre o fundador da Miramax e um dos produtores mais importantes de Hollywood.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou a participação do realizador António de Macedo, que morreu hoje, aos 86 anos, no movimento do Cinema Novo e a sua empenhada intervenção enquanto fundador de cooperativas cinematográficas.
O realizador de cinema António de Macedo, de 86 anos, morreu hoje ao início da tarde, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, anunciou a família em comunicado enviado à agência Lusa.
Músicos de Portugal, Cabo Verde e Brasil vão estar na segunda edição do festival Atlântico, que arranca a 7 de outubro no Luxemburgo, com nomes como Carminho, Rodrigo Leão ou o cabo-verdiano Tcheka.
A peça “Toda a Cidade Ardia”, com texto e encenação de Marta Dias, baseada em poemas de Alice Vieira, regressa na sexta-feira ao Teatro Aberto, em Lisboa, onde se estreou em junho último.
Os concertos de Amália Rodrigues, em abril de 1987, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, são editados pela primeira vez em CD, na sexta-feira, quando se completam 18 anos sobre a morte da diva.
A atriz e romancista francesa Anne Wiazemsky morreu esta quinta-feira em Paris aos 70 anos, em consequência de um cancro, informou o seu irmão Pierre à AFP.
O escritor Kazuo Ishiguro, hoje distinguido com o prémio Nobel da Literatura, defendeu, em 2016, um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia que unisse o país em volta dos seus “instintos humanos”.
O escritor Kazuo Ishiguro disse hoje, na primeira reação ao anúncio de que era o premiado com o Nobel da Literatura, esperar contribuir para uma atmosfera mais positiva numa altura em que o mundo atravessa tempos turbulentos.
O escritor britânico Kazuo Ishiguro, distinguido hoje com o Prémio Nobel da Literatura, autor do romance “Os Despojos do Dia”, nasceu há 63 anos em Nagasaki, no Japão, mas fixou-se na infância, com a família, no Reino Unido.
A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, descreveu hoje o Nobel da Literatura deste ano, Kazuo Ishiguro, como um autor que é uma mistura entre Jane Austen e Franz Kafka, com um pouco de Marcel Proust.
Uma exposição sobre a obra de David Bowie, que reuniu multidões em todo o mundo durante a sua passagem, terminará a temporada de exibição no último lar do artista, a cidade de Nova Iorque.