A Bienal de Arquitetura de Veneza confirmou hoje que abrirá portas a 22 de maio, com regras de segurança para conter a pandemia, e um "programa expandido" de exposições, publicações, encontros, espetáculos e transmissão da instalação dos pavilhões nacionais.
O novo livro de poesia de Luís Filipe Castro Mendes, "Voltar", é publicado na quinta-feira, cerca de uma semana depois de ter recebido, em Amarante, no distrito do Porto, o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes.
Esta será a primeira vez que o canal público transmite a cerimónia em mais de duas décadas, uma vez que os direitos estiveram com a TVI, desde 1998, a SIC, a partir de 2015, e a FOX, nas edições de 2019 e 2020.
Mais de trinta profissionais das artes denunciaram hoje que continuam sem resposta ao pedido de apoio social extraordinário, anunciado em janeiro pela ministra da Cultura, e lamentam "a bola de neve burocrática" associada.
A editorial Presença vai publicar em Portugal os três livros de Amanda Gorman, a jovem poeta e ativista norte-americana que ganhou destaque mundial ao ler o poema “The Hill We Climb”, na tomada de posse de Joe Biden.
Um filme-concerto por Mão Morta, um espetáculo por Lena d'Água e concertos por Mário Costa e Ricardo Toscano são algumas das propostas da programação do Auditório de Espinho até junho, revelou hoje a direção dessa sala de espetáculos.
"Neste momento, sinto que é importante inovar nesta área, partilhando diferentes aspectos do meu processo criativo numa relação directa convosco", sublinha Ana Moura.