As antestreias dos grandes filmes de Hollywood estão de volta, ainda com distância social e não muitas estrelas. A primeira é a da filme da Disney "Cruella", com Emma Stone, que chega aos cinemas a 27 de maio e no dia a seguir ao Disney+ com acesso premium.
Quatro produções portuguesas, entre as quais "Luz de Presença", de Diogo Costa Amarante, e "Mudança", de Welket Bungué, estão na competição do Festival de Curtas-Metragens de Hamburgo, que começa a 01 de junho na Alemanha.
O Ministério da Cultura aumentou a dotação do subprograma Garantir Cultura, para entidades artísticas não empresariais, em 11 milhões de euros, para 23 milhões, tornando possível apoiar todos os projetos que cumprem os requisitos, num número superior a 1100.
Depois de um ano de paragem, devido à pandemia da COVID-19, o Festival Eurovisão da Canção está de volta com a 65.ª edição, que arrancou esta terça-feira, dia 18 de maio, com a primeira semifinal. Para quinta-feira, 20 de maio, está marcada a segunda semifinal e na final acontece no sábado (22 de ma
Na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção competiram Lituânia, Eslovénia, Rússia, Suécia, Austrália, Macedónia do Norte, Irlanda, Chipre, Noruega, Croácia, Bélgica, Israel, Roménia, Azerbaijão, Ucrânia e Malta.
Os atores e encenadores Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo foram hoje distinguidos com um doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Lisboa, uma distinção que reconhecem ser para também quem cria e estuda o teatro em Portugal.
O escritor Frederico Pedreira foi o vencedor português do Prémio de Literatura da União Europeia, com o romance "A lição do sonâmbulo", enquanto Dejan Tiago Stanković, nascido na Sérvia, mas naturalizado português, foi o vencedor daquele país, com "Zamalek".