O ciclo de cinema arranja já esta sexta-feira, 2 de setembro, com "Andrei Rublev", um conto medieval sobre a vida de Amdrei Rubilov, o maior pintor iconográfico russo. O filme retrata o lado mais fresco de um período turbulento do século XV na Rússia, marcado por lutas intermináveis entre príncipes rivais e invasões.

"Solaris" vai para o ar na sexta-feira seguinte, dia 9 de setembro. Na longa-metragem de Tarkovsky, os três últimos residentes da estação espacial Solaris têm enviam misteriosas comunicações ao controlo terrestre. Quando o astronauta e psicólogo Kris Kelvin é enviado para investigar o fenómeno, começa a sentir os mesmos sintomas estranhos que afligem os tripulantes da estação, atirando-o para uma viagem até aos mais sombrios recantos do seu consciente.

"O Espelho", um filme sobre memória, reflexão e mistério e que acompanha um homem moribundo, vai para o ar a 16 de setembro. A guerra, o misticismo do quotidiano e aspectos relacionados com a história da Rússia moderna, que se perdem nas preocupações mundanas do dia-a-dia, são alguns dos temas abordados ao longo da história.

A 24 de setembro vai para o ar "Stalker". "Na chamada Zona Proibida circulam rumores de que existe um quarto onde os mais íntimos desejos são realizados. Um conhecido escritor e um professor autoritário partem em busca deste quarto. São guiados por Stalker, o guia da Zona, que é tanto um santo tolo como o apóstolo de uma nova fé", explica a RTP na sinopse do filme.

O ciclo de cinema do mês de setembro termina com "O Sacrifício". No filme, Alexander, jornalista e intelectual, confessa ao seu filho pequeno a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno.