O romance inédito “A Paixão de Fernando P.”, de António Quadros, é apresentado esta sexta-feira, em Rio Maior, por ocasião do centenário do nascimento do filósofo e escritor.
As obras "Sardoal", de João Rasteiro, e "Egoscopia ou a Mecânica Geral de Si Mesmo", de Leonel Barbosa, venceram, na categoria de poesia, o Prémio Literário Natália Correia, com os autores a manifestarem-se hoje "extremamente honrados" com a distinção.
A obra monumental "Substratum" do artista português Vhils foi inaugurada esta quarta-feira na sede da UNESCO, em Paris, com o primeiro-ministro, António Costa, a dizer que se trata de uma "obra única".
A entrada nos museus, palácios e monumentos sob alçada do Estado vai passar a ser gratuita aos domingos e feriados para os residentes em Portugal e paga para os turistas estrangeiros, anunciou o ministro da Cultura.
Um sem-abrigo de 32 anos foi preso hoje em Nápoles, no sul de Itália, acusado de ser o autor do incêndio que destruiu a instalação contemporânea do artista italiano Michelangelo Pistoletto, colocada em 28 de junho naquela cidade.
O encenador espanhol Guillermo Heras, 70 anos, galardoado com o Prémio Nacional de Teatro de Espanha, em 1994, morreu na quarta-feira em Buenos Aires, Argentina, anunciou o Instituto Nacional das Artes do Espetáculo e da Música de Espanha (INAEM).
A ministra da Cultura de França considerou hoje o escritor Milan Kundera como "uma das maiores vozes da literatura mundial", que morreu na terça-feira, aos 94 anos em Paris, onde vivia há muito.
O autor checo Milan Kundera, que morreu na terça-feira aos 94 anos, considerava-se um romancista, um discípulo, e também um mestre, da arte do romance e da ficção, e grande parte da sua obra está publicada em Portugal.
O Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, inicia em setembro uma nova temporada, que inclui dois cine-concertos, de Tó Trips e Manuel João Vieira, e um ciclo dedicado aos Direitos das Crianças.
A editora Dom Quixote manifestou hoje “grande tristeza e profunda consternação” pela morte do escritor checo Milan Kundera, falecido na terça-feira em Paris, aos 94 anos, na sequência de doença prolongada.
O escritor foi autor de livros como "A Brincadeira" (1967), "O Livro do Riso e do Esquecimento" (1979), "A Insustentável Leveza do Ser" (1984) e "A Festa da Insignificância" (2013).
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou hoje que ainda este ano começará a ser atribuído um cheque-livro a quem completar 18 anos em 2023, mas adiantou que o valor ainda não está fixado.
Oito espetáculos representativos da cultura luso-mediterrânica acontecem a partir de quinta-feira em Pombal, no distrito de Leiria, no 31.º Festival Sete Sóis Sete Luas, que se estende até ao início de setembro, anunciou o município.
Vários artistas de rua do Porto apelaram hoje aos eleitos da Assembleia Municipal para serem incluídos e ouvidos na discussão em torno do regulamento da sua atividade, que consideraram “necessário”, mas que “não reflete a realidade”.
O promotor de espetáculos Álvaro Covões desafia os responsáveis pelos canais de televisão a dedicarem à Cultura três minutos, por cada hora, nos serviços informativos, de modo a estimular o conhecimento e consumo cultural dos portugueses.
A exposição “não sofra mais”, do islandês Ragnar Kjartansson, em Coimbra, vai estar aberta mais de 24 horas de forma ininterrupta, entre sábado e domingo, num programa especial para o seu encerramento, com concertos, visitas e performances.
O projeto artístico “PAN/DEMOS”, de apoio à entrada da Ucrânia na NATO, vai ser apresentado na praça do parlamento da Lituânia, em Vilnius, durante a cimeira da organização do Pacto Atlântico.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, defendeu hoje que os humoristas e cartoonistas devem ter autonomia, destacando que a animação alusiva à polícia e ao racismo transmitida no canal público alude à “realidade francesa”.
O município de Miranda do Douro submeteu hoje a candidatura das "Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial Matriz PCI", sendo a iniciativa um momento histórico para a cultura mirandesa.
O escritor francês Michel Houellebecq é conhecido no seu país pelas suas declarações polémicas, mas também pelas suas incursões noutros campos artísticos, como demonstra com uma versão em banda desenhada do seu premiado livro “O Mapa e o Território”, recém publicada em França.
As melhores crónicas de Umberto Eco publicadas na revista Verri, inéditos de Milan Kundera e de Leonard Cohen, e um novo livro de Hugo Gonçalves são algumas das novidades literárias de julho.