O teatro Oriental de Chicago anunciou que David Bowie está a reunir um grupo de músicos para compor as melodias de "SpongeBob The Musical", que estreia nessa cidade a 7 de junho do próximo ano.

Entre os artistas que colaboraram no musical estão os Flaming Lips, They Might Be Giants, Cyndi Lauper, alguns membros dos Aerosmith e John Legend.

O musical adapta o desenho animado "SpongeBob", onde o personagem principal - uma esponja que fala - explora o mundo subaquático.

O musical será apresentado durante um mês em Chicago e depois muda-se para a Broadway, em Nova Iorque, informou o teatro Oriental.

Desde a sua estreia em 1999, a série de televisão tem sido um enorme sucesso para a Nickelodeon. "SpongeBob" tem também popularidade entre os adultos - o presidente Barack Obama é um fã confesso, - ainda que os ativistas conservadores tenham atacado o programa pelo seu suposto conteúdo subliminarmente homossexual.

Bowie, de 68 anos, também compôs a música de "Lazarus", que estreia em novembro no New York Theater Workshop.

"Lazarus" é baseada em "The Man Who Fell to Earth", um romance de ficção científica de Walter Tevis sobre um alienígena que procura água no planeta e acaba apaixonado por álcool e televisão.

Bowie havia protagonizado a versão para o cinema deste romance em 1976, mas não compôs a banda sonora devido a questões contratuais.

Não se espera que o cantor atue em "SpongeBob The Musical" - cujo elenco ainda não foi anunciado - nem em "Lazarus", que é protagonizado por Mihcael C. Hall, conhecido pelas séries de televisão "Dexter" e "Sete Palmos de Terra".