O espetáculo estará no grande auditório a partir das 21:30, com interpretação de Katerina Andreou, Jérome Andrieu, Bryan Campbell, Volmir Cordeiro, Madeleine Fournier e da própria Emmanuelle Huynh, de acordo com a programação.

"Tôzaiiii...", que dá título ao espetáculo, é o grito que se ouve em palco, no Japão, assim que se abrem as cortinas para os espetáculos de ‘bunraku’, uma tradição teatral daquele país, retendo a atenção do público para o primeiro movimento.

A coreógrafa explora a gestualidade da preparação e a génese do movimento nesta dança, em que os corpos dos bailarinos exprimem "a excitação, a espera que passa do frenesim das danças livres de Joséphine Baker, ao controlo e à precisão ordenada da tradição, dobrando-se e desdobrando-se e desenvolvendo gestos vindos de longe, de há muito tempo, ou ainda por vir", de acordo com um texto da Culturgest sobre a peça.

O conceito e a coreografia são de Emmanuelle Huynh, a sonografia de Matthieu Doze, luzes de Sylvie Garot, dispositivo cénico de Jocelyn Cottencin, pesquisa no Japão de Patrick De Vos, direção técnica de Ludovic Rivière e Virginie Galas, e figurinos de Elisabeth Tensorer e Jocelyn Cottencin.

Emmanuelle Huynh, bailarina, coreógrafa e professora, estudou dança e filosofia, e no seu trabalho tem explorado a relação da dança com a literatura, a música, a luz, o ‘ikebana’ (arte floral japonesa) e a arquitetura.

Criou, entre outras, as peças, "Mùa" (1994), "A Vida Enorme" (2002), "Cribles" (2009), "Shinbai, le Vol de l’âme" (2009).

Entre 2014 e 2016, Emmanuelle Huynh foi mestre-assistente associada na École Nationale Supérieure d’Architecture de Nantes, em França.

Na sexta-feira, após o espetáculo, haverá uma conversa com os artistas na Sala 1 da Culturgest.

O espetáculo "Tôzai!..." estreou-se a 2 de outubro de 2014, no Théâtre Garonne, em Toulouse, na França.