Mais de 110 mil espetadores assistiram aos espetáculos e produções que se realizaram no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) e que foram promovidos pela estrutura em 2015, um número que constitui novo recorde para este teatro de Leiria.
A comemorar 50 anos de existência, o TJLS apresentou esta segunda-feira, 11 de janeiro, a programação para o primeiro trimestre e fez o balanço do ano anterior.
"O teatro nunca chegou a tanta gente como no último ano", anunciou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, referindo os cerca de 65 mil espetadores que entraram na sala em 2015 e os 45 mil que participaram nos eventos fora de portas.
Ao todo, 110.321 espetadores assistiram às propostas do TJLS, quando em 2014 tinham sido 90.324.
"É uma grandeza nunca antes alcançada", sublinhou Gonçalo Lopes, explicando que o crescimento foi possível através da participação do TJLS "em projetos associativos e de solidariedade", e da vocação para produzir eventos fora da sala principal.
"É uma nova modalidade de trabalho, em que o TJLS funciona como um parceiro organizativo de eventos fora de portas, que têm uma marca do município de Leiria, como as recriações históricas, o Entremuralhas e também a mostra de carros antigos ou o projeto da pista de gelo no Natal".
Também a componente social tem ajudado associações e enchido salas em Leiria: "Nenhuma associação do concelho fica sem resposta. Temos dado apoio a projetos de solidariedade e âmbito social e, nos últimos seis anos, o TJLS permitiu gerar receitas de bilheteira na ordem dos 300 mil euros", frisa o vereador, lembrando a missão de responsabilidade social "em contexto de crise".
Em 2016, o TJLS comemora meio século com uma programação especial, que, já esta semana, inclui um concerto de Carlos do Carmo, na sexta-feira, 15 de janeiro.
O objetivo é bater um novo recorde de afluência em 2016, assume Gonçalo Lopes.
"A tendência é superar, porque há projetos que ainda têm tendência para o crescimento".
Para este ano, o teatro preparou algumas novidades, como o lançamento dos festivais de Comédia de Leiria e Cinema ao Ar Livre.
O primeiro começa já este mês e agrega um género de espetáculos que já fazia parte da programação. A comédia terá lugar todos os meses, tanto no TJLS, como no Teatro Miguel Franco.
No primeiro trimestre, o festival contará com os espetáculos "Nome próprio", "Plaza Suite" e de António Raminhos e Marta Gautier.
"As salas de Leiria esgotam com artistas de comédia de renome. Queremos criar uma rotina junto deste público, com um festival mais organizado. É uma área que tem procura", sublinha o vereador.
Já o Festival de Cinema ao Ar Livre será apresentado no verão, em diversos espaços de Leiria.
Comentários