A relação entre os festivais e o turismo, as questões de segurança ou de financiamento estarão em discussão no quinto fórum internacional Talkfest, dedicado aos festivais de música, que começou esta quinta-feira, 3 de março, em Lisboa.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, e Ricardo Acto, vice-presidente de operações do Rock in Rio, foram dois dos convidados no primeiro dia de debates no centro de reuniões da FIL, em Lisboa.

No Talkfest, Roberta Medina debateu a importância dos festivais de música no turismo em Portugal. "Uma das coisas que as cidades/países precisam para incentivar e renovar o fluxo de turismo é de um calendário estável de acontecimentos. Os eventos são uma ferramenta importante para isso. E com uma comunicação coerente e constante, a cidade acaba por se apropriar dos valores dos eventos que acolhe e promove, criando uma conexão direta como público que se identifica com eles", explicou Roberta Medina ao site oficial do Rock in Rio Lisboa, acrescentando que este "pensamento faz parte da essência do Rock in Rio.

"O volume de comunicação e media espontânea que um evento internacional gera nunca poderia ser comprado pela cidade", Roberta Medina

A vice-presidente do Rock in Rio explica ainda que o evento "nasce também como ferramenta de promoção do Rio de Janeiro", indo muito além ao colocar "o nome da cidade no seu próprio nome". "O mesmo acontece nas novas cidades/países onde o evento chega, agregamos o nome da cidade ao nome do evento, como o caso de Rock in Rio Lisboa, Rock in Rio Madrid e Rock in Rio USA. Todas as campanhas publicitárias e comunicados de imprensa carregam o nome da cidade/país onde ele acontece", sublinha.

"No caso de eventos internacionais, como é o Rock in Rio ou a Final da Champions, que aconteceu em Lisboa em 2014, a abrangência da promoção da cidade vai ainda mais longe porque chega a outros países por onde passam. O volume de comunicação e media espontânea que um evento internacional gera nunca poderia ser comprado pela cidade, nunca haveria dinheiro suficiente para isso. Isso tudo sem falar de todo o impacto económico que geram localmente", acrescenta Roberta Medina.

"Todo o trabalho de análise e planeamento prévio é realizado com muita antecedência", Ricardo Acto

Ricardo Acto,  vice-presidente de operações do Rock in Rio, também esteve presente no primeiro dia do Talkfest para analisar a importância da eficiência na gestão de stakeholders nos dias de evento.

"Com base no nosso sistema de gestão hoje, todo o trabalho de análise e planeamento prévio é realizado com muita antecedência e com base na experiência passada, de modo a ter certeza das expectativas de todos os stakeholders. Com esse levantamento trabalhamos para atingir essas expectativas, avaliando a cada momento se as mesmas estão a ser atingidas. Durante o evento apenas nos limitamos a gerir tudo o que planeámos e a confirmar a satisfação e alegria de todos os envolvidos", explica.