O Mangualde Hardmetalfest realiza-se habitualmente no inverno, estando a 23.ª edição já marcada para 17 de janeiro, mas a organização decidiu experimentar este ano fazê-lo também no verão.

“Surgiu a hipótese de termos cá os Ratos de Porão, do Brasil, e achámos que seria um bom nome para iniciarmos um festival de verão, que já nos tinha sido pedido”, explicou à agência Lusa José Rocha, da organização.

Esta será “uma edição experimental” e “o público é que vai decidir” se o evento continuará a realizar-se nos próximos verões, acrescentou.

O último Hardmetalfest atraiu a Mangualde entre 500 e 600 pessoas, um número que José Rocha não sabe se conseguirá atingir no fim de semana.

“É uma incógnita, porque normalmente as bandas estrangeiras que temos tido só tocam em Mangualde e vem gente de todo o país. Neste caso, os Ratos de Porão vão estar em três sítios”, explicou.

No entanto, José Rocha está otimista: “Temos a vantagem de ser a um sábado e, como temos mais outras dez boas propostas, poderemos cativar mais as pessoas do norte e do centro do país”.

A acompanhar os Ratos de Porão - banda de João Gordo, que está na Europa a comemorar os 25 anos do álbum Anakophobia - estará a banda veterana portuguesa Simbiose.

“Teremos também os ingleses Tysondog, que só tocam em Mangualde. É uma banda veterana da ‘new wave of british heavy metal’, contemporânea de nomes como Iron Maiden ou Saxon, que regressou há pouco tempo aos palcos e é uma novidade em Portugal”, explicou.

De Portugal, além dos Simbiose, estarão também no festival as bandas Dementia 13, Serrabulho, Terror Empire, Booby Trap, Antivoid, Afta, Rotten Rights, Soul Doubt e Old Skull Setlist.

O festival começa às 16:00 de sábado e prolonga-se por doze horas, no Clube de Caça e Pesca situado na Senhora do Castelo, numa zona onde as pessoas podem acampar e têm acesso a piscinas.