A primeira edição do Cumplicidades - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa vai decorrer na capital, entre 4 e 19 de março, com a organização a esperar passar a marca dos dois mil espetadores.

Após uma "edição zero", que encheu vários espaços da cidade, com dança, entre os dias 13 e 29 de março do ano passado, o festival regressa este ano com a primeira edição oficial, com um orçamento de 45 mil euros.

A principal diferença da edição experimental para a deste ano, segundo o diretor artístico, Francisco Camacho, é a componente internacional do festival, que vai contar com três espetáculos de artistas da Turquia, Egito e Marrocos.

O festival, que será bienal, vai contar com diversos espetáculos, workshops, palestras, exposições e uma conferência internacional, que se realizará a 7 e a 14 de março, os dias em a organização espera maior afluência.

O festival irá passar por locais como o espaço "Alkantara", a Casa da Imprensa, a Culturgest, o Museu da Marioneta, o Teatro da Trindade ou o São Luiz Teatro Municipal.

Os bilhetes para as diversas atividades terão custos entre os cinco e os 30 euros (no caso dos ‘workshops'), e são gratuitos para menores de 30 anos e maiores de 65, desempregados e profissionais do espetáculo, e também na conferência internacional.