Segundo a autarquia, Paulo Montes, um "amante" de banda desenhada que se lançou recentemente no mundo da criação, conquistou o primeiro lugar do concurso deste ano, que contou com a participação de 17 autores, de norte a sul de Portugal e da Galiza, em Espanha, os quais apresentaram um total de 23 trabalhos de "grande qualidade gráfica e narrativa".

O segundo lugar do concurso foi conquistado por Maria Cecília Gomes, cidadã brasileira residente em Lisboa, e o terceiro lugar por Pedro Mendes, da Amadora, refere a autarquia, indicando que o júri atribuiu duas menções honrosas a Catarina Jordão, da Póvoa do Varzim, e a Carlos Rocha, de Faro, e uma menção de participação a Guilherme Gonçalves, de Almograve.

Todos os trabalhos dos participantes no concurso estão em exposição até ao dia 31 deste mês, na Biblioteca Municipal de Odemira.

O concurso foi promovido no âmbito da 10.ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que é organizada pelo município em parceria com a Sopa dos Artistas - Associação Local de Artistas Plásticos e decorre até dia 31 deste mês.

Segundo o município, a BDTECA pretende divulgar a banda desenhada entre os públicos juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como "um dos principais centros de desenvolvimento" daquele género artístico na região e no país.

A 10.ª BDTECA, que arrancou no passado dia 04 de janeiro com o lançamento do concurso, já incluiu exposições, mostras documentais, "workshops" e a publicação do terceiro catálogo "Odemira-te".

O catálogo inclui uma compilação dos trabalhos distinguidos entre 2011 e 2015 pelo Concurso de Banda Desenhada da BDTECA.