Nuno Coelho concorre ao prémio juntamente com a maestrina francesa Marie Jacquot e com o maestro britânico Kerem Hasan, sendo o vencedor anunciado a 6 de agosto em Salzburgo, na Áustria, durante o festival.

De acordo com a organização, antes de se saber quem vence o prémio, os três finalistas terão de dirigir a Camerata Salzburg em concertos entre os dias 4 e 6 de agosto.

O Prémio Jovens Maestros do Festival de Salzburgo tem um valor monetário de 15.000 euros e inclui ainda uma atuação na edição de 2018 daquele festival de música.

Nascido no Porto em 1989, Nuno Coelho venceu em 2016 o Prémio Jovens Músicos da Antena 2, na categoria de Direção de Orquestra.

Atualmente é maestro assistente da Orquestra Filarmónica da Holanda e dirige a Orquestra de Câmara da Holanda, em colaboração com o violinista Gordan Nikolic.

De acordo com a biografia na página oficial na Internet, Nuno Coelho começou por estudar violino, fez estudos musicais no Porto, em Klagenfurt (Áustria) e em Bruxelas, onde fundou a Phoenix Chamber Orchestra.

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2014, o maestro português dirigirá a Orquestra Gulbenkian em julho em Lisboa.