O festival FuturePlaces vai ter a oitava edição entre terça-feira, 20 de outubro, e sábado (24), no Porto, incluindo a criação de uma editora digital e um concerto de “pop científica”, disse o curador.

“O FuturePlaces mantém o nosso mote de sempre, que é a relação entre a tecnologia e os cidadãos. Renova-se porque a tecnologia evolui e a sociedade evolui, portanto é um desafio permanente que estamos sempre a acompanhar”, disse à Lusa o curador Heitor Alvelos.

Além das múltiplas oficinas, performances e videojogos, o oitavo FuturePlaces vai ser marcado pela criação da editora FuturePlaces AudioLab, que faz com que “o espólio multimédia” do evento passe “a estar disponível para quem queira fazer sentido deste presságio de emancipação”.

“É a nossa oitava edição e, portanto, temos oito anos de história, muitos concertos, muitas experiências sonoras. Demos os primeiros passos com os músicos do centro comercial Stop em 2008, potenciámos o que veio depois, trabalhámos e temos trabalhado ao longo destes anos com músicos das mais diversas proveniências e achámos que estava na altura de sistematizar essa produção num contexto de curadoria”, disse Heitor Alvelos.

Já o concerto do que o curador chama “pop científica” tem como proposta da cantora e investigadora Anabela Duarte e Before Surgery com o Vox Express a reinvenção, "com investigadores voluntários, de trechos de teses de doutoramento e resumos de artigos académicos como matéria-prima para ‘leituras e encenações sonoras várias em registo dramático e vocal/musical’ visceral”, segundo o comunicado da organização.

Heitor Alvelos destaca ainda a exposição “Porto pelo Porto”, a inaugurar no edifício da reitoria da Universidade do Porto na terça-feira, que pretende “fazer convergir múltiplas representações do nome da cidade”, no mesmo dia em que “será inaugurado um arquivo 'online' de caráter participativo, que passará a receber contribuições diárias de imagens documentais da palavra ‘Porto’”.

Além de várias conferências, o FuturePlaces prevê também o “regresso de Miguel Januário à academia”, com uma instalação no Polo de Indústrias Criativas do UPTEC.

Heitor Alvelos recorda que são todos bem-vindos, sem que seja necessária inscrição nos vários eventos, que, na maioria, vão decorrer nas instalações do UPTEC PINC, no centro do Porto.