O artista congolês Faustin Linyekula, convidado da Bienal Artista na Cidade 2016, vai apresentar espetáculos em vários espaços de Lisboa, alguns criados com artistas, estudantes e habitantes da cidade, anunciou hoje a organização do evento.
De acordo com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), do município de Lisboa, a apresentação da programação da bienal está marcada para 06 de janeiro, às 11:00, no Teatro Camões, na capital portuguesa, onde o artista estará presente.
Faustin Linyekula receberá a Medalha da Cidade, atribuída pela câmara municipal, numa data a definir, ao longo do ano 2016.
O bailarino, coreógrafo e encenador Faustin Linyekula, 42 anos, sucede ao artista e dramaturgo britânico Tim Etchell, convidado da Bienal em 2014, e à coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, em 2012.
No âmbito do evento, Faustin Linyekula fará uma residência artística em Lisboa e a criação com artistas nacionais faz parte dos objetivos da bienal para "dinamizar colaborações entre vários agentes culturais da cidade".
Faustin Linyekula tem vindo a desenvolver trabalho com artistas emergentes e comunidades vulneráveis – nomeadamente no seu país de origem –, promovendo a experimentação, a formação artística e a circulação de ideias, sublinha a organização da Bienal Artista na Cidade.
A edição de 2016 da bienal Artista na Cidade reúne os seguintes parceiros: Alkantara, Centro Cultural de Belém, Companhia Nacional de Bailado, Culturgest, Festas de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e Temps d’Images Lisboa.
Comentários