Lisboa terá, a partir de 7 de novembro, um novo espaço de eventos culturais - o Tanque -, que funcionará dentro da piscina do Ateneu Comercial de Lisboa, inutilizada há quase dez anos.

A piscina vai ser explorada pela Match Attack, que trabalha com artistas portugueses, sobretudo da música eletrónica, e estará preparada para acolher concertos, festas e outros eventos culturais, disse à agência Lusa Pedro Mota, responsável por esta empresa de agenciamento.

Batizado de Tanque, o espaço sofreu algumas obras, nomeadamente na cobertura - que permite entrada de luz natural -, nas casas de banho, e terá um palco instalado dentro da piscina de 25 metros, que servirá de plateia, com capacidade para 800 pessoas.

"Andávamos à procura de um espaço diferente para fazer uns eventos e propusemos explorar a piscina, que estava fechada há tantos anos", explicou Pedro Mota.

Apesar de já ter sido utilizado para eventos esporádicos, o Tanque abrirá oficialmente a 7 de novembro com atuações dos luso-angolanos Throes & The Shine e do português Moullinex. O grupo prepara um álbum, a editar em 2016, que terá produção precisamente deste produtor.

Sem adiantar pormenores, Pedro Mota referiu que o Tanque terá mais eventos até ao final do ano e, embora possa servir de espaço de divulgação dos artistas agenciados pela Match Attack, está aberto a todo o tipo de música.

O Ateneu Comercial de Lisboa é uma associação cultural fundada a 10 de junho de 1880, que tinha um amplo plano de atividades culturais, recreativas e desportivas.

A funcionar num palácio na rua das Portas de Santo Antão, o Ateneu Comercial de Lisboa enfrentou em 2012 um processo de insolvência, com dívidas de 300.000 euros.

Como o processo de insolvência ainda não está concluído, Pedro Mota afirmou que o Tanque tanto pode durar meses ou anos, "mas tem boas condições para ser um espaço alternativo e original na cidade".