Depois de uma cerimónia à distância em 2020, os MTV Europe Music Awards voltaram juntar as estrelas da música e fãs. A entrega de prémios decorreu  este domingo, dia 14 de novembro, em Budapeste, Hungria - o SAPO Mag foi o único meio português a acompanhar a gala apresentada por Saweetie.

Depois de desfilarem na red carpet, que foi instalada a cerca de um quilómetro da principal arena da cidade, as estrelas juntaram-se, a partir das 21h00 (hora local), na László Papp Budapest Sports Arena. Este ano, a cerimónia tinha como mote "Music for ALL" ('música para todx') e o lema foi seguido à risca pelos artistas que pisaram o palco - nos últimos meses, várias associações, movimentos e o Parlamento Europeu têm condenado veemente a lei húngara sobre os direitos das pessoas LGBTIQ+.

Além dos vencedores e das atuações, a cerimónia foi marcada por discursos fortes contra as leis discriminatórias do país. "Mostrem a todos aqueles que querem negar os nossos direitos e a todos os que querem roubar a nossa liberdade que a comunidade é forte e determinada", frisou Radványi Viktória, ativista húngara e vencedora do MTV EMA Generation Change Award.

Olly Alexander, músico dos Years and Years e protagonista da série "It's a Sin", da HBO, sublinhou a mensagem, defendendo que o amor não tem género.

Além dos discursos, a cerimónia ficou marcada pela estreia de Kim Petras no palco dos MTV EMAs. A artista fez história ao ser a primeira trans a atuar na gala de entrega de prémios.

De Ed Sheeran aos BTS

Apesar de não terem marcado presença na cerimónia, os BTS foram os grandes vencedores. O grupo sul-coreano venceu quatro categorias Melhor Grupo, Melhor Pop, Melhor K-Pop e Maiores Fãs.

Já Justin Bieber, que também não viajou até Budapeste por 'prever' o desfecho da noite, foi o grande derrotado. O canadiano seguia na frente da corrida com oito nomeações e não conseguiu arrecadar nenhum dos prémios.

Ao contrário de Justin Bieber e dos BTS, Ed Sheeran marcou presença nos MTV EMAs. Além de brindar o público com duas atuações, o cantor britânico recebeu o galardão de Melhor Música, por "Bad Habits", e foi eleito o Melhor Artista.

Os italianos Måneskin, que venceram este ano o Festival Eurovisão da Canção, foram uma das surpresas da noite ao receberam o prémio Melhor Rock. O grupo derrotou os Coldplay, Foo Fighters, Imagine Dragons, Kings Of Leon e os The Killers, artistas que já contam com uma longa carreira. 

Na cerimónia, a norte-americana Nicki Minaj conquistou o EMA de Melhor Hip-Hop e o colombiano Maluma o de Melhor Latino. Já  britânico Yungblud foi galardoado com o prémio de Melhor Alternativo e o francês David Guetta recebeu a o prémio de Melhor Eletrónica.

Na cerimónia, o tema “Kiss me more” valeu a Doja Cat e SZA o prémio de Melhor Colaboração. O EMA de Melhor Vídeo foi atribuído a “Montero (Call me by your name)”, do norte-americano Lil Nas X.

A rapper norte-americana Saweetie, que apresentou a cerimónia , venceu a categoria Novo Artista.

O prémio Best Portuguese Act, uma das categorias regionais dos prémios e cujo vencedor foi votado pelo público português, foi entregue a Diogo Piçarra, que competia com Bárbara Tinoco, Nenny, Plutónio e Wet Bed Gang.

Da tranquilidade de Ed Sheeran à festa explosiva de Yungblud

SAWEETIE
créditos: Tristan Fewings/Getty Images for MTV

Ed Sheeran teve a missão de abrir a cerimónia dos MTV Europe Music Awards. Acompanhado por uma banda, o vencedor na categoria de Melhor Artista aqueceu o público com "Overpass Graffiti". Na atuação, o britânico surgiu rodeado por ecrãs gigantes com graffitis em neon.

Antes de subir a palco para receber os principal da noite, Ed Sheeran animou ainda a arena com "Shivers".

A rapper Saweetie, que apresentou a cerimónia com humor (e vários outfits extravagantes), também foi uma das responsáveis por animar o público. A artista apareceu em palco a partir do tet -suspensa numa estrela gigante e brilhante -, apresentando um medley de "Best Friend", "Tap In" e "OUT OUT".

Durante a noite, a rapper arrancou gargalhadas e surpreendeu ao aparecer acompanhada for uma equipa de seguranças disfarçada com os macacões vermelhos da série sul-coreana "Squid Game".

A super estrela latina Maluma também foi um dos protagonistas. Em palco, o cantor apresentou o seu novo single, "Mama Tetema", e fez-se acompanhar pelo músico Rayvanny e uma equipa de dançarinos que recriaram uma grande festa num bar.

Depois da festa latina, o ritmo mudou, mas não abrandou. Cercados por um corredor de luzes, os Imagine Dragons e J.I.D apresentaram o single "Enemy" e aqueceram (ainda mais) a László Papp Budapest Sports Arena.

A cerimónia continuou com os Måneskin, que venceram este ano o Festival Eurovisão da Canção. Para a sua estreia no palco dos MTV EMAs, os italianos apostaram numa atuação simples, mas cheia de garra e aproveitaram para divulgar mundialmente o seu mais recente single, "Mammamia".

Já Kim Petras, a primeira trans a atuar nos MTV EMAs, apostou num medley com "Coconuts" e "Hit It From The Back". No alinhamento seguiu-se Griff, com "One Night".

Para evitar pausas, a produção separou o palco com uma cortina gigante entre as atuações, e depois de Griff foi a vez da norueguesa girl in red apresentar "Serotonin". A jovem estrela e MTV Push atuou dentro de uma pequena casa cinzenta instalada no palco, terminando a atuação junto do público.

SAWEETIE
Getty Images for MTV

Mas a atuação mais ovacionada e surpreendente da noite estava reservada para o final. Na arena, a julgar pelo cenário, as expectativas em relação à atuação de Yungblud já eram altas, o músico partiu (literalmente) tudo. Com chamas, fogo de artifício e jogos de luzes, o artista apresentou a sua mais recente canção,"fleabag".

No final da atuação (o que já não se viu na televisão), e sem tempo a perder, entrou uma vasta equipa para limpar o palco e um grupo de pessoas com extintores que apagou as chamas da atuação frenética de Yungblud.

LISTA DE VENCEDORES: 

Best Artist       

Doja Cat     
Ed Sheeran- VENCEDOR
Justin Bieber
Lady Gaga
Lil Nas X  The Weeknd  

Best Pop       

BTS- VENCEDORES
Doja Cat
Dua Lipa
Ed Sheeran
Justin Bieber
Olivia Rodrigo   

Best Song  

Doja Cat ft. SZA - Kiss Me More
Ed Sheeran - Bad Habits- VENCEDOR
Justin Bieber - Peaches ft. Daniel Caesar, Giveon
Lil Nas X - MONTERO (Call Me By Your Name)
Olivia Rodrigo – drivers license
The Kid LAROI, Justin Bieber – STAY    

Best Video      

Doja Cat ft. SZA - Kiss Me More
Ed Sheeran - Bad Habits
Justin Bieber - Peaches ft. Daniel Caesar, Giveon
Lil Nas X - MONTERO (Call Me By Your Name)- VENCEDOR
Normani ft. Cardi B - Wild Side
Taylor Swift – willow      

Best Collaboration  

Black Eyed Peas, Shakira - GIRL LIKE ME
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic - Leave the Door Open
Doja Cat ft. SZA - Kiss Me More- VENCEDORAS
Lil Nas X, Jack Harlow - INDUSTRY BABY
The Kid LAROI, Justin Bieber – STAY
The Weeknd & Ariana Grande - Save Your Tears (Remix)     

Best New
Giveon
Griff
Olivia Rodrigo
Rauw Alejandro
Saweetie- VENCEDORA
The Kid LAROI     

Best Electronic  

Calvin Harris
David Guetta- VENCEDOR
Joel Corry
Marshmello
Skrillex
Swedish House Mafia      

Best Rock  

Coldplay
Foo Fighters
Imagine Dragons
Kings Of Leon
Måneskin- VENCEDORES
The Killers    

Best Alternative  

Halsey
Lorde
Machine Gun Kelly
Twenty One Pilots
WILLOW
YUNGBLUD- VENCEDOR  

Best Latin 

Bad Bunny
Balvin
Maluma- VENCEDOR
Rauw Alejandro
Rosalía
Shakira   

Best Hip Hop  

Cardi B
DJ Khaled
Drake
Kanye West
Megan Thee Stallion
Nicki Minaj- VENCEDORA

Best K-Pop  
BTS- VENCEDORES
LISA Monsta X
NCT 127
ROSÉ TWICE    

Best Group  

BTS- VENCEDORES
Imagine Dragons
Jonas Brothers
Little Mix
Måneskin
Silk Sonic    

Best Push
24KGoldn
Fousheé
girl in red
Griff
JC Stewart
JXDN Latto
Madison Beer
Olivia Rodrigo- VENCEDORa
Remi Wolf
SAINt JHN
The Kid LAROI      

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.