"Boa noite, Europa", disseram, em coro, Filomena Cautela, Daniela Ruah, Cataria Furtado e Sílvia Alberto. A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção arrancou às oito em ponto na Altice Arena, em Lisboa.

Depois de ser revelado um bilhete postal sobre Lisboa e das boas-vindas das apresentadoras, o som de um navio soou na sala lisboeta para dar início ao desfile das canções. Azerbaijão foi o primeiro país a subir a palco.

Aisel foi a escolhida para representar o país com o tema “X My Heart”. Ao seu lado, a artista contou com quatro vozes portuguesas: Rui Andrade, Hugo Baptista, Sandra d’ Andrade e Salomé Caldeira. Em conversa com o SAPO Mag, a cantora que representa o Azerbaijão frisou que os quatro artistas "são muito profissionais" e que já se tornaram amigos.

Se a tendência se verificar, a cantora terá um lugar na final, marcada para o dia 10 de maio - o  Azerbaijão estreou-se na Eurovisão em 2008 e desde então nunca falhou a final e soma uma vitória, em 2011, com o tema “Running Scared”.