Três espetáculos da temporada artística da Direção Regional da Cultura dos Açores, em setembro, marcam o arranque da programação do próximo ano, do Teatro Micaelense, na ilha de São Miguel.
A 3 de setembro, terá lugar um concerto da Orquestra Regional Lira Açoriana, dirigida pelo maestro Henrique Piloto, para sete dias depois ser realizada uma conferência/concerto sobre portugalidade, da responsabilidade do maestro António Victorino d'Almeida.
A 16 de setembro, a sala de espetáculos de Ponta Delgada recebe o concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, um projeto da Associação Artística Quadrivium.
O Ensemble Contemporâneo dos Açores, dirigido por Marco Torre, com uma interpretação de "História do Soldado", de Igor Stravinsky, sobe ao palco a 24 de setembro.
O programa contempla, ainda, o regresso das leituras dramáticas, uma parceria com o Instituto Cultural de Ponta Delgada, com coordenação de Eleonora Marino Duarte e apresentação de Leonor Sampaio.
Em outubro, o Teatro Micaelense celebra o Dia Mundial da Música com a Orquestra da Escola de Música de Rabo de Peixe, um projeto do qual este espaço se associou desde o seu início.
Está agendada uma iniciativa para os mais jovens, uma epopeia marítima criada por António Jorge Gonçalves e narrada por Ana Brandão, com o apoio de um retroprojetor, com canções, desenhos luminosos e objetos manipulados.
O teatro também regressa com uma peça dirigida por Tonan Quito, a partir do texto do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, "Um Inimigo do Povo".
Aline Frazão vai estrear-se em Ponta Delgada com um espetáculo no qual a poesia da sua mensagem se "mistura com uma linguagem musical que integra a vertente elétrica na sua habitual toada acústica".
O festival da Associação Cultural Jazzores volta a passar pelo Teatro Micaelense, enquanto a brasileira Dom La Nena faz a sua primeira visita aos Açores, numa extensão do Misty Fest, festival que se realiza no outono, em várias salas de Lisboa.
O festival de teatro Juvearte, uma iniciativa da Associação de Juventude de Candelária, que promove o que se faz ao nível das artes dramáticas nos Açores, também está de volta.
Um concerto a dois pianos de Mário Laginha e Pedro Burmester e a celebração do 20.º aniversário do Ballet Teatro constituem outras das iniciativas previstas para a sala de Ponta Delgada.
Comentários