O trabalho do cartoonista e artista plástico SAM, figura “muito importante” do cartoon político das décadas de 1970-1980, pode ser visto no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a partir de hoje, dia em que cumpriria cem anos.
O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje que estão concretizadas todas as intervenções de segurança exigidas para o funcionamento do centro comercial Stop e que a única situação por resolver prende-se com “uma porta de segurança encerrada”.
Plásticos no teto, baldes no chão, paredes descascadas e vigas enferrujadas denunciam a degradação do Teatro Camões, em Lisboa, que hoje entra em obras para resolver problemas estruturais, ganhar espaços mais amplos, luminosos e áreas consagradas aos bailarinos.
O galerista Carlos Cabral Nunes considera que a obra da pintora Teresa Roza d’Oliveira, que vai estar em exposição em Londres, foi ignorada devido a discriminação por a luso-moçambicana ser mulher e lésbica.
A peça “Livrar-me”, que se estreia no dia 31, no Teatro Meridional, em Lisboa, é uma homenagem aos livros e aos escritores, a partir de uma mulher que narra a sua história, confundindo-a com personagens de ficção.
A peça “Ruy, a história devida”, na qual Ruy de Carvalho conta histórias inéditas da carreira profissional de quase 82 anos, regressa no dia 28 ao auditório do Taguspark, Porto Salvo, Oeiras, um ano depois de ali se ter estreado.
A banda Cara de Espelho, projeto “assumidamente” interventivo, que junta músicos dos Deolinda, Ornatos Violeta, A Naifa e Gaiteiros de Lisboa, edita hoje o álbum de estreia, homónimo, que surge como reação natural ao atual contexto político-social.
A compositora Luísa Sobral considera "muito divertido" e "muito desafiante" a sua estreia na composição musical para teatro, o que acontece com a peça "Livrar-me", a estrear-se no dia 31 no Teatro Meridional, em Lisboa.
O humorista norte-americano Jon Stewart vai regressar ao programa televisivo “The Daily Show”, como apresentador, uma vez por semana, e produtor executivo durante o ciclo eleitoral deste ano nos Estados Unidos, anunciou o Comedy Central.
O músico Sérgio Godinho vai lançar no dia 8 de fevereiro um novo romance, desta vez ambientado em Guimarães e no norte de França, uma história de encontros e desencontros que atravessa várias gerações e línguas, anunciou a Quetzal.
Uma biografia de Luís de Camões vai ser publicada em junho, nos 500 anos do poeta, mostrando o homem por detrás do mito, num trabalho de cinco anos de Isabel Rio Novo, que lhe trouxe “muitas surpresas”.
A banda sonora do filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, composta por Jerskin Fendrix e que inclui um fado interpretado por Carminho, está nomeada para os prémios norte-americanos de cinema Óscares, revelou hoje a organização.
A colecionadora de arte Maria da Graça Carmona e Costa, uma das maiores mecenas privadas do país, morreu hoje, em Lisboa, aos 90 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da galerista.
O Prémio Norberto Fernandes para arte contemporânea, no montante total de 40 mil euros, destinado a artistas portugueses ou residentes em Portugal, foi hoje lançado pela Fundação Altice para promover e dinamizar "projetos inovadores e criativos".
A fadista Carminho entra em 2024 a planear uma nova digressão internacional, a pensar já num novo álbum e a colher os frutos de experiências imprevistas, como entrar no filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos.
Duas pinturas roubadas em 2010 em Israel, uma de Pablo Picasso e outra de Marc Chagall, foram localizadas numa cave, com condições especiais de acondicionamento, na cidade belga de Antuérpia.
Os artistas portugueses Ana Lua Caiano, Bateu Matou, Expresso Transatlântico, Grand Sun, Lina_ e MARO atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa hoje em Groningen, nos Países Baixos.
A “vasta cultura da Guiné-Bissau” tem a partir do próximo dia 20 uma casa em Lisboa que promete albergar todos os agentes e promotores culturais deste país africano, dispostos a difundi-la ao mundo, segundo a presidente desta associação.
A Orquestra Maré do Amanhã (OMA), formada por jovens de uma favela do Rio de Janeiro, dará um concerto em Lisboa a 2 de fevereiro, após ser recebida em audiência pelo Papa, no Vaticano.
Uma nova edição crítica de “Os Lusíadas” prova pela primeira vez que houve uma contrafação à edição original, de 1572, esclarecendo uma dúvida que remonta ao século XVII, relativamente a diferenças entre cópias com a mesma data e tipografia.
O filme que retrata a história da icónica banda brasileira Mamonas Assassinas está a ter uma estreia de sucesso no Brasil e tem ambição de ser exibido nos cinemas em Portugal, disse à Lusa a produtora do filme.
O DJ de Braga Roger Milan inaugura em fevereiro as noites temáticas “Lisbon Lounge” em Los Angeles, concretizando um projeto em que vinha trabalhando há algum tempo para levar "vibrações portuguesas" à cidade norte-americana da Califórnia.
Os Xutos & Pontapés celebram hoje 45 anos de “rock à portuguesa”, com um concerto em Lisboa para 200 pessoas, já esgotado, e têm anunciada para este ano uma digressão destinada a comemorar a carreira do grupo.
Um livro de poemas inéditos de Júlio Pomar (1926-2018), muitos deles baseados em frases e provérbios populares, revelando uma expressão artística que se intensificou nos últimos anos da vida do pintor, vai ser lançado no domingo, em Lisboa.