O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, vai ter em maio um novo festival dedicado à língua portuguesa, com mais de uma centena de participantes e com direção artística da programadora cultural Aida Tavares.
O Festival das Artes QuebraJazz, que decorre no verão em Coimbra, vai contar com um concerto dos pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha em torno de temas que marcaram o período revolucionário.
O festival Westway Lab regressa a Guimarães, a partir de quarta-feira, para a 11.ª edição, com concertos, conferências e o mesmo objetivo de sempre, “impulsionar a carreira internacional do talento português”.
A fadista Filipa Vieira apresenta em maio, em Lisboa, o seu novo álbum, “Sabe Deus”, no qual se assume como autora, assinando a maioria dos temas que canta.
As cantoras Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes editam este mês o álbum “A madrugada que eu esperava”, que conta com convidados como Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho e Luísa Sobral e tem canções do musical que ambas criaram.
O músico Joaquim Lourenço faz uma homenagem ao 25 de Abril de 1974 com o espetáculo “Era uma vez um País”, no qual, através de canções, pretende contar como era o país antes, mas também depois da Revolução.
A adaptação de "Fado Alexandrino", de António Lobo Antunes, estreia-se hoje no Teatro Nacional São João, no Porto, pela mão do encenador Nuno Cardoso, que encara a obra como a maior dos últimos 50 anos da literatura portuguesa.
Uma produção de Tiago Rodrigues, “Hécube, Pas Hécube”, e o espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, marcam a participação portuguesa na edição deste ano do Festival d’Avignon, em França, foi hoje anunciado.
O Amplifest vai assinalar a sua 10.ª edição nos dias 09 e 10 de novembro, no Porto, com um cartaz preenchido pelas presenças de Chelsea Wolfe, Russian Circles e Oranssi Pazuzu, entre muitos outros, anunciou hoje a organização.
A nova série a preto e branco da Netflix, “Ripley”, reimagina o misterioso personagem criado por Patricia Highsmith num cenário ‘noir’ da Itália dos anos cinquenta, com o protagonista Andrew Scott a recusar considerá-lo um vilão.
Uma exposição que sublinha a relação de cumplicidade entre Amadeo de Souza-Cardoso e o casal de artistas Sonia e Robert Delaunay é inaugurada na quarta-feira, no Centro Pompidou, em Paris, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.
A música “Na Escola”, de Os Quatro e Meia, grupo de pop-rock formado em Coimbra, foi considerada a Melhor Música do Ano 2023 em Portugal numa votação do concurso aRi[t]mar.
O festival “Ovar em Jazz” regressa a esta cidade do distrito de Aveiro de 17 a 20 de abril, propondo este ano o piano como elemento comum a seis concertos por artistas como Mário Costa, LUME e Ábe Rabade.
O artista norte-americano Richard Serra, figura incontornável da arte contemporânea e conhecido por obras monumentais feitas de chapas de aço enferrujadas, morreu na terça-feira aos 85 anos, noticiou o jornal New York Times.
Grande parte dos principais museus do mundo recuperaram a estabilidade após a crise causada pela covid-19, que obrigou a fechar portas, conseguindo atrair o mesmo número de visitantes que registavam antes da pandemia.
A artista Yayoi Kusama vai ter em exposição a partir de quarta-feira em Serralves, no Porto, mais de 160 pinturas, desenhos e esculturas, algumas das quais expostas pela primeira vez na Europa, sobre a sua história de vida e obra.
Estreias, visitas guiadas a palcos e bastidores, récitas de entrada livre, homenagens, evocações de Abril e um protesto constam das centenas de atividades anunciadas para hoje, Dia Mundial do Teatro, em Portugal, por todo o país.
Capicua, Carlos Tê e Luís de Freitas Branco comentam em conjunto, na quinta-feira, no Coliseu do Porto, o álbum “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de José Mário Branco, a propósito do lançamento do livro “A revolução antes da Revolução”.
Duas propriedades do artista de música rap Sean Combs, conhecido como ‘Diddy’, foram hoje alvo de buscas em Los Angeles e Miami, no âmbito de uma investigação sobre tráfico sexual, revelaram dois agentes policiais à Associated Press.
A escritora Lídia Jorge afirmou que o respeito pelas mulheres na literatura e até se perceber que não escreviam apenas “sobre coisas cor-de-rosa” demorou muito tempo.
"A TVI pautará a sua conduta pelo respeito que lhe merece o jornalista, em obediência, também, ao princípio da presunção de inocência a que todos os cidadãos têm direito", frisa o canal.
A 11.ª edição do Festival Tremor, que começa hoje na ilha de São Miguel, mobiliza dezenas de artistas portugueses e estrangeiros e dá oportunidade ao público de experienciar culinária e tradições de Rabo de Peixe em ambiente familiar.
O poeta Nuno Júdice, que morreu no domingo, em Lisboa, aos 74 anos, dizia que o mais relevante na sua poesia é a imagem, a possibilidade de ver e dar a ver, "o que fica nas palavras daquilo que se viveu".