A escritora francesa Anne Akrich, que lançou em setembro em Portugal “O Sexo das Mulheres”, o seu mais recente livro, vai participar numa residência literária em Cascais, entre janeiro e fevereiro deste ano, foi hoje anunciado.
A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), com sede na Covilhã, inicia a programação de 2024 com a peça “O Esplendor do Caos”, a partir da obra homónima de Eduardo Lourenço, no centenário do ensaísta beirão.
Autores estrangeiros inéditos em Portugal, uma novela gráfica de Leila Slimani e uma nova chancela dirigida ao público jovem adulto são algumas das novidades apresentadas pelo grupo Penguin Random House para o início de 2024.
A Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ) vai realizar um concerto a 20 de janeiro, às 16h00, na Academia das Ciências de Lisboa, com entrada livre, anunciou a organização.
O Teatro da Garagem apresenta, de 25 a 28 de janeiro, no Teatro Taborda, em Lisboa, a peça “Outra Tempestade”, uma encenação de Carlos Pessoa a partir de textos de William Shakespeare e de Aimé Césaire.
A pianista Büsra Kayikci, natural da Turquia, atua no dia 27 no Teatro Stephens, no primeiro concerto do ciclo “Música à margem”, que decorre até ao final do ano na Marinha Grande, no distrito de Leiria.
O novo álbum da fadista Lina, “Fado Camões”, a sair no próximo dia 19, marca a sua estreia como compositora e é inteiramente dedicado à lírica de Luís de Camões, cujo quinto centenário do nascimento se celebra este ano.
O movimento Outra Política para a Cultura vai realizar uma tribuna pública, em Lisboa, no dia 26 de janeiro e agendou um protesto junto ao parlamento para um mês depois, para reivindicar medidas para o setor, anunciou a organização.
A companhia Inestética assinala a edição em disco da ópera “Manifesto Nada”, de António de Sousa Dias, com a interpretação de algumas sequências da obra na estação do Cais do Sodré do Metro de Lisboa, esta quarta-feira, 17 de janeiro.
O Grupo Porto Editora (GPE) anunciou este mês 111 novidades a publicar no primeiro semestre de 2024, tendo entre elas o novo romance de Valter Hugo Mãe, “Deus na Escuridão”.
O escritor e arquiteto paisagista Júlio Moreira, 94 anos, morreu no domingo, dia 14, na sua residência em Lisboa, disse hoje à agência Lusa um familiar.
Os cinemas portugueses acolheram 12,3 milhões de espectadores em 2023, o que representa um aumento de 27,8% face ao ano anterior, com mais 2,6 milhões de entradas, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O documentário "Processo EX SAAL", que aborda as expectativas dos moradores de três bairros construídos no âmbito do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL), vai estrear-se na quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A artista venezuelana La Chica estará em Viseu em fevereiro, num concerto com data única em Portugal, para apresentar o álbum “La Loba”, a propósito dos 25 anos do Teatro Viriato, anunciou a instituição cultural.
Os artistas portugueses Lina_, Maro, Ana Lua Caiano, Grand Sun, Expresso Transatlântico e Bateu Matou atuam no festival Eurosonic, que começa esta quarta-feira, dia 17 de janeiro, em Groningen, nos Países Baixos, de acordo com o programa anunciado.
A cantora catalã Sílvia Pérez Cruz regressa a Portugal em junho para três concertos, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, nos quais irá apresentar o espetáculo “Toda la vida, un dia”.
A Rússia classificou o escritor Boris Akunin, exilado desde 2014, como “agente estrangeiro”, após a sua colocação na lista de “terroristas e extremistas”.
Os músicos e artistas do centro comercial Stop, no Porto, vão manifestar-se na terça-feira junto dos proprietários das várias lojas durante a assembleia de condomínio, que vai deliberar sobre uma nova administração, foi hoje anunciado.
O cantor britânico Lloyd Cole, 62 anos, inicia uma digressão acústica a solo, em abril, em Portugal, que começa no dia 26, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que passará por mais seis palcos portugueses.
Luís Represas, Tim, dos Xutos e Pontapés, e o maestro Vitorino d’ Almeida participam nas comemorações dos 10 anos do conservatório de música e dança de Arcos de Valdevez.
Entre residências, encomendas e projetos em estreia, o Festival Porta-Jazz propõe em fevereiro, no Porto, vinte concertos em torno da comunidade jazz, e a abertura é com o contrabaixista espanhol Pedro Molina, anunciou esta semana aquela associação.
Um centro de interpretação dedicado à vida e obra do escritor José Luís Peixoto vai ser inaugurado em Galveias, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), no próximo dia 21, num investimento superior a 387 mil euros.
O romance distópico “Prophet Song”, do escritor irlandês Paul Lynch, que venceu o Prémio Booker 2023, vai ser lançado em maio deste ano em Portugal pela Relógio d’Água, anunciou esta semana a editora.
A cantora Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum, “Mãe”, no próximo dia 2 de fevereiro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, divulgou o Museu do Fado.