A Direção-Geral das Artes tem 1,9 milhões de euros para as orquestras regionais este ano e 495 mil euros para 2025, segundo uma portaria que tem dois meses entre a assinatura da tutela da Cultura e a das Finanças.
No palco ou por detrás do pano, Manuela Soeiro soma 50 anos dedicados às artes cénicas, dos 79 que neste ano completou, mas há ainda forças para novos desafios: lançar a primeira escola independente de teatro no país.
A realizadora portuguesa Margarida Gil vai estar pela primeira vez no festival de Berlim, com o filme “Mãos no Fogo”, e diz-se disposta “a fazer todo o possível” para que a obra tenha espectadores em Portugal.
O ator Justin Hartley vai regressar ao pequeno ecrã como protagonista da nova série de ação “Tracker”, que se estreia em Portugal em março, depois de seis anos a interpretar Kevin Pearson em “This Is Us”.
A 76.ª edição dos Prémios do Sindicato dos Realizadores, Directors Guild of America Awards, consagrou esta madrugada o realizador Christopher Nolan por “Oppenheimer”, cimentando o seu favoritismo aos Óscares.
O encenador Nuno Cardoso está a adaptar para o palco o livro “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes, que considera “a grande obra dos últimos 50 anos da literatura portuguesa”, num espetáculo dedicado ao pai a estrear-se em abril.
Duas ativistas climáticas atiraram hoje sopa contra o quadro 'Le printemps' (Primavera) do famoso pintor francês impressionista Claude Monet, exposto no Museu de Belas Artes de Lyon, em França.
A curta-metragem "2720", do realizador luso-suíço Basil da Cunha, venceu o Prémio de Melhor Filme Europeu na 46.ª edição do Festival Internacional de Clermont-Ferrand, em França, anunciou a organização do certame, que hoje terminou.
Hugo Gonçalves, autor de um romance sobre o 25 de Abril, considera a literatura uma ferramenta fundamental para a democracia, mas tem dúvidas do seu uso e alerta para a fragilidade da liberdade e do que custou 50 anos a conquistar.
O músico Paulo de Carvalho afirma-se "atento ao momento que vivemos” e “ao mundo que nos rodeia”, o que se reflete no seu novo álbum recém-editado, “2020”, no qual fala também da família.
A 10.ª edição do Festival Cultural Portugal Galiza “Convergências” vai decorrer de 3 de fevereiro a 9 de março, nas cidades de Braga, Padrón, Ponteareas, A Estrada e Santiago de Compostela, foi hoje anunciado.
Os concertos de Bruno Pernadas, (no dia 9), de Capitão Fausto (dia 16) e de Tracy Vandal & John Mercy (dia 2), marcam a programação de março do Teatro Municipal da Covilhã (TMC).
Vários festivais de portugueses estão nomeados para os Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), que contam com mais de 20 categorias e cujos vencedores são anunciados em março em Granada, Espanha.
O Hot Clube de Portugal voltará ao n.º48 da Praça da Alegria, em Lisboa, depois de o edifício ser alvo de obras, que deverão durar vários meses, disse hoje à agência Lusa o presidente daquela associação.
Aldina Duarte, António Pinho Vargas, Chico Buarque, Capicua, Jorge Palma, Lena d'Água, Mário Laginha, Salvador Sobral, Tó Trips e Vitorino estão entre os subscritores do abaixo-assinado "Músicos por um cessar-fogo em Gaza", lançado hoje em Lisboa.
O músico açoriano Zeca Medeiros apresenta o seu mais recente álbum, “A Dúvida Soberana", no dia 19 de março, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, anunciou a promotora do 'cantautor'.
As candidaturas ao Festival Cantar Abril, uma iniciativa que celebra a arte de intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Almada em parceria com a plataforma O Gerador estão a decorrer até 29 de fevereiro.
Os álbuns “Ibéria20/22”, de Manuel de Oliveira, e “Por Esse Mar Abaixo”, de Carlos Alberto Moniz, venceram ex-aequo o Prémio Carlos Paredes/2023, no valor de 2.500 euros, anunciou hoje a Câmara de Vila Franca de Xira, que instituiu o galardão em 2003.
O GUIdance dá hoje início à sua 13.ª edição, num evento que pretende pôr a “Humanidade a dançar em Guimarães”, mostrando em palco o que distingue as pessoas e como a dança as pode unir.
Rui Moreira anunciou hoje que a Câmara do Porto irá “injectar um fundo extraordinário de 70 mil novos títulos” na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 57 mil dos quais estarão disponíveis nas salas de leitura ou para empréstimo até junho.
A associação cultural Alma Danada decidiu recorrer da sentença judicial que determinou que a partir de 14 de fevereiro o Cine Incrível, em Almada, deixaria de poder ter concertos ao vivo até à realização de obras de insonorização.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, propõe, entre os dias 7 e 10, um ciclo artístico de voz e o som, incluindo uma instalação e passeio sonoros, espetáculos de música e dança, e um debate.
A artista Gaya de Medeiros e a investigadora Fernanda Eugénio fazem parte da programação de março da Amarelo Silvestre, em Canas de Senhorim, para orientarem ‘workshops’ de teatro que “derrubam barreiras”, disse hoje à Lusa o codiretor artístico da companhia.