A atriz portuguesa Isabel Ruth está em Buenos Aires, onde será homenageada pela embaixada portuguesa na Argentina com a exibição do filme "Viagem a Portugal", de Sérgio Tréfaut.
Sentido de liberdade, jogo entre sagrado e profano e dimensão de farsa são pedras de toque da encenação de João Mota da tragédia shakespeariana “Romeu e Julieta”, a estrear dia 17, em Lisboa, com música original de José Mário Branco.
“Icon” é “uma ópera do século XXI”, diz a Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou a produção internacional e acolhe, em Lisboa, esta semana, a obra do Atelier Bildraum, com libreto de Sabryna Pierre e música de Frederik Neyrinck.
A cantora Lena d’Água regressa aos discos este ano, trinta anos depois do último que editou em nome próprio, com “Desalmadamente”, que será editado em maio, anunciou hoje a editora Universal.
O novo romance de Carlos Vale Ferraz, “Que Fazer Contigo, Pá?”, que conta a história de um comandante que participou no 25 de Abril, é apresentado na próxima terça-feira, em Lisboa, quando chega ao mercado nacional.
A galeria Underdogs, em Lisboa, reuniu obras novas dos 13 artistas estrangeiros que ali expuseram nos últimos anos, incluindo Shepard Fairey, Felipe Pantone e Pixel Palcho, na mostra “From the World, Made in Lisboa”, a ser inaugurada na sexta-feira.
Um ensaio sobre o escritor existencialista português Vergílio Ferreira (1916-1996), de autoria da universitária checa Eva Travnickova, ganhou, este ano, o Prémio Iberoamericano de Praga.
O atual presidente da Fundação Amália Rodrigues (FAR), Vicente Rodrigues, afirmou que a instituição tem “necessidade de se abrir à sociedade, de fazer pontes” e de “interagir com o meio artístico, cultural e o fado”.
O festival Tremor juntou, ao primeiro dia, alunos de Rabo de Peixe e a Associação de Surdos da ilha de São Miguel, nos Açores, num espetáculo que pretendeu transmitir uma mensagem de inclusão.
A nova aventura da aldeia de gauleses mais famosa do mundo vai ter uma nova personagem, a filha de Vercingétorix, uma jovem adolescente que se junta a Astérix e Obélix no novo livro, que sairá a 24 de outubro.
O sexto Westway Lab vai voltar a reunir em Guimarães, a partir de hoje, público e profissionais do setor da música ao longo de quatro dias, durante os quais se vão realizar concertos, residências artísticas e conferências.
A maioria das notícias (75%) emitidas, entre 2015 e 2017, em telejornais generalistas em horário nobre são protagonizadas por homens, enquanto apenas 15% são por mulheres, divulgou hoje a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
O Teatro Maria Matos, encerrado depois da impugnação da concessão, abrirá ao público após obras, mesmo que o processo judicial não esteja concluído, anunciou hoje a Câmara Municipal de Lisboa.
O guitarrista e compositor português João Pires vai atuar em julho, no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, com o projeto Coladera, que partilha com o brasileiro Vítor Santana, foi hoje anunciado.
O filme "O Homem que Matou Don Quixote", do realizador Terry Gilliam, estreia na quarta-feira, com apenas um dia de exibição, em 700 salas de cinema dos Estados Unidos.
Os telejornais de horário nobre dos canais generalistas, entre 2015 e 2017, incluíram referências a imigrantes, refugiados ou exilados em contexto nacional em 172 peças, equivalente a nove horas de informação, divulgou hoje o regulador da comunicação social.
O realizador colombiano Ciro Guerra será o presidente do júri da Semana da Crítica do Festival de Cannes, que se realiza entre os dias 15 a 23 de maio, anunciou hoje a organização daquela secção paralela.
A peça "Os anos que abalaram o ‘nosso’ mundo!", com estreia dia 24 no Fórum da Maia, retrata os primeiros dias depois da madrugada de 25 de Abril a partir das memórias do encenador, José Leitão.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) estreia, quarta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o espetáculo “Na substância do tempo”, uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, que assinala também o renascimento do grupo dirigido por Vasco Wellenkamp.
Um total de 13 pais e mães, entre os quais se encontra a atriz de “Donas de Casa Desesperadas” Felicity Huffman, declararam-se culpados de participar numa rede de subornos para facilitar a entrada dos filhos em universidades norte-americanas de prestígio.
A compra e escuta de música estão mais baratas, por causa da Internet, mas têm um maior impacto no ambiente pelo consumo de energia poluente, segundo um estudo divulgado pela Universidade de Glasgow, Reino Unido.
A primeira guitarra elétrica com o corpo em cortiça expandida do mundo vai ser apresentada num concerto em Viana do Castelo, cidade onde foi concebida por um aluno do mestrado em Design Integrado, do politécnico local.
O compositor e letrista Manel Cruz, vocalista dos antigos Ornatos Violeta (1991-2002), sobe, no dia 13, às 21:30, ao palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, para um concerto a solo.
O festival Tremor, cuja sexta edição arranca na terça-feira, pretende consolidar-se como uma "experiência musical no centro do Atlântico" e, até sábado, ocupa vários espaços na ilha de São Miguel, passando também por Santa Maria.