A segunda edição do Festival Literário Internacional Interior (FLII) Palavras de Fogo inicia-se no dia 14, em Arganil, no distrito de Coimbra, com uma homenagem ao escritor José Saramago, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro considerou que Portugal perdeu hoje uma das suas mais notáveis escritoras contemporâneas, salientando que a obra de Agustina Bessa-Luís constitui "uma imensa tela sobre a condição humana".
O Governo, por indicação do primeiro-ministro, António Costa, decretou na terça-feira um dia de luto nacional pela morte da escritora Agustina Bessa-Luís, hoje, aos 96 anos, no Porto, disse à agência Lusa fonte do executivo.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, considera que a escritora Agustina Bessa-Luís "ocupa um lugar sem par na narrativa portuguesa contemporânea, sempre preocupada com a condição social e cultural em Portugal".
A 16.ª edição do Serralves em Festa, que se realizou no último fim de semana, no Porto, recebeu um total de 264.750 visitantes, “a maior afluência de sempre”, representando um crescimento de 5,9% relativamente a 2018, segundo a fundação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte da escritora Agustina Bessa-Luís, reconhecendo o seu génio, a sua criação e expressando as mais sentidas condolências aos seus familiares.
O PS considerou hoje que a morte de Agustina Bessa-Luís constituiu uma "enorme perda para Portugal" e que esta escritora é "um dos maiores vultos" e "um dos grandes expoentes" da cultura portuguesa.
Várias personalidades da política e da cultura, do Presidente da República ao primeiro-ministro, lamentaram hoje a morte da escritora Agustina Bessa-Luís, reconhecendo o seu génio.
A escritora Isabel Rio-Novo, autora da biografia de Agustina Bessa-Luís, considera que a "obra extraordinária" da autora "não morre hoje" e "continuará a ser lida e apreciada seguramente daqui por cem ou duzentos anos".
A 14.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai fazer “andar à solta” pela cidade, esta semana, “bonecos” para todos os gostos, manipulados por artistas de 28 companhias de 11 países.
A Festame 2019 - Feira do Município da Mealhada, que arranca na sexta-feira e que se prolonga até ao dia 16, vai continuar a ser de entrada livre, "apesar do cartaz reforçado", confirmou hoje a autarquia.
A primeira exposição antológica do artista plástico Vasco Araújo vai ser inaugurada na terça-feira, a par de uma performance inédita intitulada "Libertas", no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, anunciou hoje a instituição.
O novo espetáculo do mágico Helder Guimarães em Los Angeles, "Invisible Tango", tem música composta por Moby e "conta uma história que dá esperança", disse à Lusa o português, que está em cena na Geffen Playhouse até julho.
O Festival Internacional de Jazz de Loulé de 2019 arranca com uma atuação da Ben Wendel Seasons Band, a 25 de julho, e termina dia 28 com o Trio de Jazz de Loulé e a cantora Mônica Salmaso, destacou a organização.
A Casa da Música, no Porto, recebe, entre domingo e 12 de junho, um ciclo de concertos dedicados à “música do nosso tempo e criadores portugueses”, com várias estreias mundiais e agrupamentos residentes no programa.
Os escritores portugueses Isabela Figueiredo, Bruno Vieira Amaral e José Luís Peixoto vão participar no II Fórum Literário China-Portugal, que vai decorrer em Pequim a 12 de junho, foi hoje anunciado.
"Não abras este livro" e as aventuras de Harry Potter são alguns dos livros preferidos dos alunos do ensino básico e secundário que participaram numa eleição nacional em que estiveram 70 obras a votos.
A galeria Tate Britain, em Londres, vai organizar uma exposição retrospetiva da carreira da artista portuguesa Paula Rego em 2021, no âmbito da campanha “#5MulheresArtistas”, organizada pelo Museu Nacional das Mulheres nas Artes de Washington.
Os músicos Edu Mundo (Fogo Fogo) e João Pires (Coladera) juntaram-se no projeto Cordel, um “mergulhar na canção portuguesa e nos ritmos tradicionais portugueses”, cujo álbum de estreia, homónimo e primeiro de uma trilogia, é editado hoje.
Exposições, espetáculos, conferências e reedições de livros vão evocar os 50 anos da morte de José Régio, numa programação que pretende também aumentar o reconhecimento da importância deste escritor, nomeadamente ao nível dos currículos escolares, foi hoje anunciado.
O vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, estará em dezembro em Lisboa para um “espetáculo especial”, no qual irá contar histórias e responder a perguntas do público, anunciou hoje a promotora Ritmos e Blues.
A Festa do Jazz, que vai já na 17.ª edição, regressa este fim de semana a Lisboa, levando pela primeira vez ao Capitólio “o melhor da música improvisada”.
O Serralves em Festa volta hoje ao Porto para a 16.ª edição, até domingo, com centenas de iniciativas como concertos, espetáculos de dança e exposições.