A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou hoje "medidas de gestão" para "adaptar" a cooperativa "às novas realidades culturais, sociais e económicas", encerrando sete das 12 delegações, num processo que abrange 20 trabalhadores.
O escritor José Luís Peixoto mergulhou nas memórias de vida do empresário Rui Nabeiro e apoderou-se delas, fazendo-as suas e transpondo-as para o papel, num romance situado no futuro com um olhar para o passado, intitulado “Almoço de domingo”.
O rapper Valete integra o cartaz do festival brasileiro União Reggae + Rap, que decorrerá no sábado, apenas em formato online, na plataforma Youtube, revelou a organização.
Perto de quatro em cada 10 trabalhadores independentes da Cultura são prestadores de serviços sem qualquer contrato, o que mostra a “informalidade das relações de trabalho”, segundo dados do Inquérito aos Profissionais Independentes das Artes e Cultura hoje revelados.
Uma catedral gótica na província francesa da Bretanha será restaurada e protegida contra incêndios com contributo das receitas da venda do conto "Notre-Dame", do escritor britânico Ken Follet.
Um documentário centrado na vida e obra de Maria Gabriela Llansol, que pretende abrir caminhos para a compreensão daquela que é tida como uma das mais geniais escritoras portuguesas, estreia-se na próxima quinta-feira, na RTP2.
Quatro organizações portuguesas então entre as 46 selecionadas, dos vários países da União Europeia, para participarem na plataforma Voices of Culture, de diálogo entre o setor da Cultura e a Comissão Europeia, foi hoje anunciado.
A Associação Sons da Lusofonia/Festa do Jazz anunciou hoje que se associa, a partir de hoje, Dia Internacional da Mulher, à iniciativa lançada pela European Jazz Network, para usar 'hashtags' comuns e publicar e partilhar conteúdos online de artistas sobre o contributo das mulheres para a comunidade
Duas criações da Companhia de Dança Contemporânea de Évora baseadas na obra de José Saramago vão fazer parte do Programa Comemorativo do Centenário do nascimento do escritor, que arranca em novembro deste ano e termina em 2022.
Dez mulheres portuguesas vão realizar outros tantos telefilmes, baseados em obras literárias, que serão rodados entre abril e agosto, em dez localidades do Centro de Portugal, e irão estrear-se na RTP, no final deste ano.
Os homens continuam a ultrapassar as mulheres e a ocupar os mais prestigiados cargos nas programações teatrais, segundo um estudo sobre igualdade e diversidade de Género nos Teatros Europeus, da Convenção Europeia de Teatro (ETC), hoje divulgado.
A 20.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua vai decorrer de 27 a 30 de maio em formato digital e de 9 e 12 de setembro nas ruas, anunciou hoje Câmara de Santa Maria da Feira.
As livrarias especializadas em banda desenhada têm resistido a um ano de pandemia de COVID-19 e ao segundo confinamento, graças à fidelização dos clientes e a encomendas online, embora assumam quebras significativas.
Cinco artistas portugueses contribuíram para um projeto de angariação de fundos para um hospital no Reino Unido iniciado pelo pai de uma criança com vários problemas de saúde neurológicos que produziu uma série de pinturas durante a pandemia.
O município de Oliveira de Azeméis anunciou que os espetáculos previstos para março por artistas como Emmy Curl e Eduardo Madeira foram adiados para datas até setembro devido às atuais circunstâncias epidemiológicas e sociais motivadas pela COVID-19.
O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, reforçou a sua programação cultural ‘online’ para o mês de março, anunciando quatro propostas de música, marionetas e dança para seguir pela internet a partir do dia 10.
O Teatro Aveirense, em Aveiro, vai reabrir ao público em setembro, após a conclusão das obras de renovação que estão a decorrer atualmente, anunciou a autarquia na passada sexta-feira, dia em que aquela sala de espetáculos comemorou 140 anos.
Os irlandeses God is an Astronaut adiaram para 2022 a digressão de celebração do álbum "All is violent, all is bright" (2005), incluindo os dois concertos em Portugal.
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), que está previsto realizar-se em julho nesta cidade do distrito do Porto, lançou na edição deste ano um concurso para que jovens intérpretes portugueses possam atuar no evento.
Uma análise racial ao livro “Os Maias”, de Eça de Queirós, realizada por uma investigadora numa universidade norte-americana, concluiu que a mensagem sobre o colonialismo que os alunos recebem quando o leem é que “a colonização foi necessária e benéfica”.
O concerto de Pedro Abrunhosa, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, mostrou, numa altura em que o país se mantém fechado, que é possível voltar ao palco, o “sítio do exagero, dos olhos nos óculos”, caracteriza o artista.
Membros da igreja ortodoxa do Chipre pediram hoje a substituição da canção com a qual o país competirá no Festival da Eurovisão por considerarem que a escolhida constitui um “escândalo para os cristãos”.
Os músicos portugueses tentam ver uma luz ao fundo do túnel, mas alguns já dão 2021 como mais um ano longe dos palcos, com poucos ou nenhuns apoios e praticamente sem trabalho na área desde março do ano passado.
Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies comerciais.