A obra do escritor inglês Mick Herron é publicada pela primeira vez em Portugal, este mês, com a edição de "Covil de Espiões" que chegará às livrarias na próxima quarta-feira, anunciou a editora portuguesa.
O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, anunciou o diretor.
Um romance do japonês Yasunari Kawabata "perseguiu" Olga Roriz durante décadas e levou a coreógrafa a reunir em palco erotismo, juventude e velhice, elementos que, tal como a pandemia, podem provocar "insónia", e perturbar a criação artística sem a derrubar.
Os bateristas Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot juntaram-se numa espécie de “banda de baile 2.0”, Bateu Matou, cujo álbum de estreia é editado hoje e conta com uma mão cheia de convidados, como Papillon, Héber Marques e Irma.
O novo romance do escritor norte-americano Jonathan Franzen, “Crossroads”, que dará início a uma trilogia familiar, vai ser publicado em Portugal em outubro, em simultâneo com o lançamento internacional, anunciou hoje a Dom Quixote.
A biografia do escritor norte-americano Philip Roth (1933-2018) cuja publicação foi cancelada nos Estados Unidos devido a acusações de agressão sexual que impendem sobre o autor, Blake Bailey, vai ser publicada em Portugal em outubro, anunciou a editora.
Os pianistas Jeffery Macsim, Marco Clavorà Braulin, Gulsin Onay, Pedro Burmester são alguns dos protagonistas do V Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa", que tem início no sábado, com direção artística de Adriano Jordão.
O novo disco de Old Jerusalem, “Certain Rivers”, é lançado na sexta-feira e é mais despojado do que o previsto, devido aos condicionamentos da pandemia de COVID-19, focando-se na “passagem do tempo” e em “memórias fundacionais”.
A peça “Estrada de Terra”, a nova produção de A Turma, fala de amizade, perda, amor, relações abusivas, vícios, depressão e solidão, e estreia-se esta sexta-feira, no Auditório Municipal de Gaia (Porto).
A festa do Avante, em setembro, vai estrear uma nova versão clássica, de António Vitorino d’Almeida, para a “Carvalhesa”, música-hino da festa dos comunistas e das campanhas do PCP, foi hoje anunciado.
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) e o músico e escritor cabo-verdiano Mário Lúcio vão dar um concerto conjunto no exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, no dia 22.
A 5.ª edição de “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, celebra a dramaturgia no feminino com textos de Marguerite Duras, Annie Baker, Lígia Souza, Ali Smith e Lara Mesquita, anunciou hoje a organização.
O Cão Danado, estrutura de criação e produção de artes, sediada em Famalicão, inicia a 28 de maio as comemorações do seu 20.º aniversário com um concerto de Rodrigo Amado e João Peste, no Auditório Passos Manuel, no Porto.
Ayom, banda baseada em Barcelona que reúne músicos de origem brasileira, angolana e de países do Sul da Europa, conquistou hoje o título de Melhor Grupo nos prémios da revista britânica Songlines.
A mais recente aventura da Turma da Mónica percorreu os países de língua portuguesa e o seu criador, Maurício de Sousa, vai sexta-feira partilhar com os estudantes da Universidade de Coimbra as proezas de Mónica, Cebolinha, Magali e Cascão.
A Mostra de Teatro Universitário (MTU) de Coimbra retoma com seis espetáculos, após um ano de interregno provocado pela pandemia, numa organização conjunta entre o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e os grupos da cidade.
O Encontro Internacional de Marionetas 2021 de Gondomar, no distrito do Porto, regressa em dose dupla, de 10 de junho a 4 de julho, com 30 espetáculos depois de, em 2020, o festival ter sido anulado devido à COVID-19.
Os museus, palácios e monumentos nacionais do país receberam 26.223 visitantes nas três primeiras semanas, desde a reabertura ao público, no dia 5 de abril, indicam os dados revelados hoje pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A soprano Diana Damrau estreia-se em Portugal na abertura do 55.º Festival de Sintra, no dia 10 de junho, com um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval, foi hoje anunciado.
O rapper cabo-verdiano Jay Moreira apresenta o seu novo álbum, “Verdade”, na próxima sexta-feira, no café-teatro do Centro Cultural da Malaposta, em Olival de Basto, distrito de Lisboa.
A dramaturga Raquel S estreia quinta-feira, no Teatro Campo Alegre, no Porto, o monólogo “amor.demónio”, na programação do Festival Internacional de Cinema de Expressão Ibérica (FITEI), com escritos de mulheres encerradas em celas de conventos.
O festival de ópera ÓperaFest regressa a Lisboa de 20 de agosto a 11 de setembro, em segunda edição, com duas estreias, uma "rave" operática e o jardim do Museu Nacional de Arte Antiga por cenário, anunciou a organização.
“Quando o Povo Ocupou o Que Era Seu” é o nome do livro que três netos de mineiros de São Pedro da Cova lançam no dia 22 naquela freguesia de Gondomar marcada pela ligação às minas de carvão.