O Festival Trampolim regressa na quinta-feira ao Lumiar, em Lisboa, para quatro dias de concertos, debates e atividades para toda a família no Largo das Conchas, uma iniciativa da plataforma Gerador e daquela junta de freguesia.
O romance vencedor do Prémio Booker 2020, “Shuggie Bain”, e a sequela de “O Simpatizante”, obra vencedora do Prémio Pulitzer de Ficção em 2016, são algumas novidades da ‘rentrée’ dos grupos editoriais 20|20 Editora e Penguin Random House.
Concertos, circo aéreo acrobático e uma exposição de artes plásticas vão marcar o 29.º Festival Sete Sóis Sete Luas na vila alentejana de Odemira, no distrito de Beja, entre quinta-feira e dia 20 deste mês.
A escritora portuguesa Hélia Correia defendeu hoje que as várias iniciativas literárias espalhadas pelo país são cópias feitas por pessoas que não têm raízes nas terras onde estes eventos acontecem e apenas servem para exibir os escritores.
O velório de Igor Sampaio realiza-se hoje na Igreja do Santo Condestável, Lisboa, a partir das 10:00, e o funeral, após as 14:00, para o Cemitério dos Prazeres, disse hoje à Lusa fonte da Casa do Artista.
O 15.º MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa abre na terça-feira, com “The Green Knight”, de David Lowery, uma edição com “forte destaque” ao cinema português e que aborda os “fantasmas da Guerra Colonial”.
A curta-metragem “Hunting Day”, de Alberto Seixas, venceu o prémio da secção Novíssimos do 18.º Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, a decorrer até segunda-feira, foi anunciado hoje numa cerimónia em Lisboa.
A ministra da Cultura disse hoje que a vida e a obra de Isabel da Nóbrega “inscrevem-se num movimento de afirmação disruptiva do feminino e de renovação nas letras portuguesas”, manifestando pesar pela morte da escritora, jornalista e tradutora.
A Academia Portuguesa de Cinema manifestou pesar pela morte de Igor Sampaio, endereçando as “sentidas condolências” à família e amigos do ator, que estava internado no Hospital de São José (Lisboa), devido a um acidente vascular cerebral (AVC).
Uma parceria iniciada este mês entre os teatros D. Maria II e Maria Matos, intitulada "D. Maria Matos", vai permitir que espetáculos que se estrearam no teatro nacional prolonguem as carreiras no teatro da rede municipal de Lisboa.
O suíço Michel Corboz, maestro titular do Coro Gulbenkian durante 50 anos, morreu na quinta-feira, aos 87 anos, avançaram hoje vários meios de comunicação social da Suíça.
Chinaskee, Sreya, Solar Corona e Bia Maria estão entre os artistas que compõem o cartaz da 3.ª edição do Festival Emergente, dedicado a “apoiar a nova geração da música portuguesa” e que decorre em outubro no Capitólio, em Lisboa.
A instalação performativa "O Barco", da artista Grada Kilomba, em Lisboa, foi criada como "metáfora para produzir um novo futuro", no qual a História da escravatura "seja contada de forma correta", sem apagar o sofrimento de milhões de pessoas.
A cantora luso-angolana Pongo, que integrou os Buraka Som Sistema, iniciou na quinta-feira na Bélgica, uma digressão europeia que inclui também datas em França, Espanha e Portugal, foi hoje anunciado.
A banda norte-americana As I Lay Dying vai atuar na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de março do próximo ano, naquilo que será a estreia nacional do grupo, anunciou hoje a promotora Amazing Events.
O escritor António Garcia Barreto venceu a 24.ª edição do prémio literário Orlando Gonçalves, com o livro “O Discreto Cavalheiro”, anunciou hoje a Câmara Municipal da Amadora, que atribui o galardão.
Um festival anual de humor e uma página na Internet, a abrir este mês, são iniciativas que os Novos Parodiantes contam desenvolver para assinalar os quase 25 anos de existência, anunciou o coletivo.
Perto de 30 trinta estreias constam da programação da temporada 2021-2022 do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a última gizada por Tiago Rodrigues como diretor artístico.
A terceira edição da BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas começa hoje em vários espaços culturais de Lisboa, Almada e Faro, com apresentações de artistas de diversas áreas como Grada Kilomba, Capicua, Luís Lázaro Matos e Agnieszka Polska.
“Sub-Urbe”, o primeiro álbum de uma trilogia, é uma homenagem às “pedras preciosas que se retiram da adversidade” da vida suburbana, numa narrativa criada por Maze e ‘pintada’ por AZAR AZAR e é lançado na sexta-feira.
A rapper Capicua estreia-se na escrita para teatro com “A Tralha”, peça que aborda temas como o desperdício, pela boca de um homem que enfrentou sozinho os “longos meses” de confinamento, e cuja primeira apresentação decorre hoje em Lisboa.
A escritora, jornalista e tradutora Isabel da Nóbrega, autora de “Viver com os outros”, morreu hoje, no Estoril, aos 96 anos, disse à Lusa fonte familiar.