A 47.ª Feira do Livro do Funchal, dedicada ao escritor e Nobel da literatura José Saramago, decorre entre 12 e 21 de novembro, com uma programação que inclui a presença de 48 escritores e 16 concertos, foi hoje anunciado.
O editor João Soares, a escritora Lídia Jorge e o jornalista Carlos Albino vão protagonizar, dia 1 de novembro, às 19h30, mais um debate de “Episódios Imaginários”, do grupo A Barraca, a realizar no Teatro Cinearte, em Lisboa.
Pongo, Eu.Clides, Thundercat, The Blaze e Floating Points são alguns dos primeiros nomes hoje anunciados para o festival Sónar, que decorrerá pela primeira vez em Lisboa em abril de 2022.
O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, prémio Camões em 2018, disse hoje, no festival Escritaria, em Penafiel, não gostar da expressão lusofonia, considerando que a língua portuguesa não representa “uma cultura lusófona”.
O artista Julião Sarmento (1948-2021) vai ser homenageado num livro que reúne as 51 obras de imagem em movimento produzidas ao longo da carreira, e que será lançado a 4 de novembro, em Lisboa.
A 4.ª edição da feira de arte contemporânea Drawing Room começa hoje, com obras em desenho de 95 artistas em 26 galerias portuguesas e estrangeiras, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, onde ficará até domingo.
Perto de mil fotografias de 287 amantes colecionadas ao longo de sete anos pela criadora Raquel André preenchem a mostra performativa “Exposição de Amantes”, patente no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, a partir de 5 de novembro.
A Embaixada de Portugal em Brasília recebe a partir de sexta-feira a exposição inédita “Só é Possível se Formos 2”, da artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro, que revisita a obra da arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi.
O Museu Nacional Ferroviário (MNF) assinala, desta quarta-feira a domingo, os 165 anos da primeira viagem de comboio em Portugal e o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com um programa que começa com o VIII Congresso de História Ferroviária.
Uma seleção de 104 obras da Coleção de Arte Norlinda e José Lima, com peças de artistas como Paula Rego, Julião Sarmento, Cindy Sherman e Damien Hirst, vai estar exposta a partir de sábado no Centro Cultural de Cascais.
A biografia da fadista Marisa “Os Anéis do Meu Cabelo – A História de Mariza”, de autoria da jornalista Dina Soares, com prefácio de Jason Fine, editor da revista Rolling Stone, chega hoje às livrarias, anunciou a editora Oficina do Livro.
O belga Stromae estreia-se ao vivo em Portugal, em 2022, com um concerto no festival NOS Alive, que decorre de 6 a 9 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O Museu de Serralves, no Porto, recebe a primeira exposição da artista sonora alemã Christina Kubisch em Portugal, de hoje até abril de 2022, que faz parte de uma “constelação de projetos” que exploram o som.
O britânico Jelani Blackman e os portugueses Bateu Matou, Cláudia Pascoal e Mundo Segundo & Sam The Kid estão entre as confirmações que completam o Super Bock em Stock, de regresso a Lisboa em 19 e 20 de novembro.
A 30.ª edição do festival Guimarães Jazz vai apresentar 12 concertos, de 11 a 20 de novembro, com músicos dos Estados Unidos, da América do Sul e da Europa, que compõem uma programação de “risco”, afirmou hoje a organização.
A obra do escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2021, vai começar a ser editada em Portugal pela Cavalo de Ferro, a partir do início do próximo ano, anunciou hoje a editora.
O Festival Artes à Rua, que ‘enche’ de cultura ruas e praças de Évora, regressa à cidade no próximo ano, entre 29 de julho e 14 de agosto, após dois anos de ausência devido à COVID-19.
Duas obras dos artistas José de Almada Negreiros (1893-1970) e de Júlio Pomar (1926-2018) vão a leilão na quinta-feira, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, com um total de 205 lotes, anunciou a leiloeira.
O escritor norte-americano naturalizado português Richard Zimler representa Portugal na 42.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto, que começou no dia 21 e decorre até ao fim do mês, anunciou o Instituto Camões.
“Pinóquio – Da Raiz ao Nariz”, com dramaturgia de Claudio Hochman e interpretação de F. Pedro Oliveira, é a peça para crianças, famílias e escolas em cena na Malaposta, em Olival Basto (Odivelas), até 28 de novembro.
Uma viagem ao interior do ser humano, numa tentativa de descobrir quem é e que besta esconde, é como a associação bYfurcação teatro define a peça “Jack”, que apresenta no palácio Baldaya, em Lisboa, nos dias 30 e 31.
O Festival Guitarra d'Alma regressa a Almeirim, no distrito de Santarém, de 5 a 13 de novembro, com quatro espetáculos agendados para os dois fins de semana, anunciou o município.
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, no distrito de Santarém, celebra quarta-feira o 65.º aniversário da inauguração do atual edifício e o 16.º aniversário da sua remodelação com um concerto gratuito de André Henriques.