O espetáculo “O Começo perdido: Mixtape #1”, de Pedro Martins Beja, que aborda a emigração na década de 1960 para o Luxemburgo e memórias do povo “lusoburguês”, estreia-se em Portugal, na quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto (Porto).
A arquiteta e escritora de origem ganesa Lesley Lokko foi hoje nomeada curadora da 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura de 2023 pelo conselho diretivo da Bienal de Veneza, presidido por Roberto Cicutto.
A obra “Porta de Pérola”, do escritor Afrânio de Melo Júnior, natural e residente no Brasil, venceu o Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), revelou hoje o município alentejano.
Uma exposição com obras de 21 artistas com origens marcadas pelas heranças coloniais, um novo projeto de Hugo Canoilas e uma mostra dedicada ao compositor e arquiteto franco-grego Iánnis Xenakis, marcam a temporada de exposições da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
O Festival Tremor revelou hoje os primeiros cinco nomes da edição de 2022, que vai decorrer entre 5 e 9 de abril, e anunciou a intenção de criar uma Orquestra Modular Açoriana, aberta à comunidade local.
O sobrenatural foi a explicação encontrada ao longo dos tempos para o inexplicável pelas gentes transmontanas perpetuado em histórias que inspiraram um novo livro em volta do imaginário popular, com apresentação marcada para quinta-feira em Vinhais.
O espetáculo “a·jun·ta·men·to”, do coletivo ondamarela, fala sobre os elos que se formam entre as pessoas que se juntam, e vai encerrar este sábado, dia 18, a 8.ª edição do projeto Cultura em Expansão, no Porto.
O angolano Luaty Beirão, a cabo-verdiana Mayra Andrade e a moçambicana Paulina Chiziane (Prémio Camões de 2021) figuram na primeira edição da “100 Power List”, que junta as personalidades negras mais influentes da lusofonia, iniciativa da revista digital Bantumen.
O Teatro Nacional D. Maria II vai ser alvo de obras de recuperação num valor estimado de 9,8 milhões de euros, ao longo do ano de 2023, período durante o qual a programação vai percorrer todo o país.
Um concerto de Pedro Abrunhosa abre, dia 8 de janeiro, a programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas (Santarém), para o primeiro trimestre de 2022, com destaque, ainda, para as atuações de Jonas&Lander, Diogo Piçarra, Perfeitos Desconhecidos, Capitão Fausto.
A escritora e jornalista Leonor Xavier morreu no domingo, aos 78 anos, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde estava internada desde novembro, disse à Lusa Guilhermina Gomes, editora e amiga da autora.
O namorado de Sara Carreira, Ivo Lucas, e a fadista Cristina Branco foram acusados de homicídio negligente no caso do acidente que vitimou a cantora, ocorrido há um ano na A1, junto a Santarém.
Obras em azulejo inéditas criadas por mulheres artistas com histórias de vida conhecidas e desconhecidas “do vasto universo da criação em cerâmica portuguesa” nos últimos 70 anos, vão ser reveladas a partir de terça-feira numa exposição em Lisboa.
O m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, recebeu “aproximadamente” 250 mil visitantes e cerca de 200 exposições em 25 anos de portas abertas, disse a autarquia à agência Lusa.
Quando se trata de amar, no palco ou na vida, nunca é uma perda de tempo, é uma das lições de “Romeu e Julieta”, que a companhia Filho do Meio estreia, quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Famílias, grupos de amigos e ‘cosplayers’ unem-se para a celebrar a cultura pop em mais uma edição da Comic Con Portugal, no Parque nas Nações, em Lisboa, depois de um ano de interregno, devido à pandemia da COVID-19.
O vocalista e guitarrista da banda pop rock norte-americana The Monkees Michael Nesmith morreu hoje aos 78 anos de causas naturais, confirmou no Facebook o seu empresário, Andrew Sandoval, dizendo que o artista “mostrou o seu melhor através da voz”.
O Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), que inclui música, desporto, cinema, pista de gelo e uma mostra de produtos da terra, começa no sábado e prolonga-se até 1 de janeiro.
A Associação de Artistas Visuais Portugueses (AAVP) manifestou hoje desagrado perante a “perspetiva alarmante” de a Fundação de Serralves e espaços da Fundação EDP como o MAAT, em Lisboa, “partilharem da mesma programação homogénea”.
Obras dos escritores Cecília Ferreira, Miguel Szymanski, José Eduardo Agualusa e Gonçalo M. Tavares vão ser traduzidas e editadas em francês, no âmbito da Temporada França-Portugal 2022, foi hoje anunciado.
O novo diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Carlos Prado, quer criar uma programação de espetáculos com a maioria dos bailarinos em palco, mais música ao vivo, e espera também conseguir atrair mecenato para a sua "casa mãe".
Uma nova criação de Olga Roriz pelo centenário de José Saramago e a estreia em Portugal de uma coreografia de Sidi Larbi Cherkaoui vão marcar a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) de 2022, foi hoje anunciado.
A ópera "Orphée", de Philip Glass, é um dos primeiros espetáculos de 2022 do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, abrindo uma programação trimestral que recordará ainda Gil Vicente e acolherá artistas portugueses emergentes.
O ator norte-americano Jussie Smollett foi considerado culpado na quinta-feira por ter encenado um ataque racista e homofóbico em 2019, em Chicago, do qual teria sido vítima, provocando na altura uma onda de indignação nos EUA.