O músico Pedro Abrunhosa e a agência que o representa, Sons em Trânsito, pediram hoje um “posicionamento do Governo português” em relação à “intimidação” que o artista diz ter sofrido por parte da Embaixada da Rússia em Portugal.
Uma nova antologia poética de Florbela Espanca, com edição da professora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Cláudia Pazos-Alonso, é apresentada no final do mês em Lisboa, anunciou hoje a editoria literária Shantarin.
O Boom Festival, que tem início hoje, em Idanha-a-Nova, tem instalado no recinto um quartel de bombeiros, 15 bocas-de-incêndio, 900 extintores e algumas centenas de observadores focados em detetar qualquer anomalia que surja.
Rita Vian participa na edição deste ano do Misty Fest, com espetáculos agendados a 5 de novembro, na Casa da Música, no Porto, e no dia seguinte no Museu do Oriente, em Lisboa.
O músico brasileiro Tim Bernardes regressa a Portugal em outubro, para uma série de concertos, em Ílhavo, Ourém, Braga, Figueira da Foz, Lisboa e Porto, alguns meses após ter editado o segundo álbum a solo, “Mil coisas invisíveis”.
A Feira do Pinhal, que se realiza em Oleiros, entre os dias 10 e 14 de agosto, tem como cabeças de cartaz os artistas Syro, Tiago Silva, Os Quatro e Meia e a DJ Zanova.
A Fundação Calouste Gulbenkian vai entregar, ao Museu Nacional da Música (MNM), em Lisboa, o espólio do compositor e pianista José Vianna da Motta (1848-1968), que tinha à sua guarda, na próxima terça-feira à tarde.
O festival Jardim Sonoro, anteriormente denominado Lisb-On e que regressa em setembro, muda-se este ano para o Parque Florestal de Monsanto, após seis edições no Parque Eduardo VII, ambos em Lisboa, anunciou hoje a organização.
Uma instalação de vídeo e som do artista greco-britânico Mikhail Karikis é inaugurada na sexta-feira em Lisboa, antecipando o sexto festival de arte sonora Lisboa Soa, previsto para agosto em dois espaços da capital, anunciou a organização.
A gestora do Blue Azores, programa de preservação do mar que vai participar no ‘Atlantis Concert for Earth’, considerou aquele festival, que arranca sexta-feira nas Sete Cidades, uma “mega-ação de sensibilização para a sustentabilidade”.
A 8.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), no distrito de Portalegre, arranca sexta-feira com a “promessa” de apresentar uma programação “eclética” de atividades paralelas, para “acompanhar” os mais de 40 concertos anunciados.
O Festival Faial da Terra Blues, o primeiro deste género no concelho da Povoação, em São Miguel, Açores, decorre entre 4 e 6 de agosto, com entrada gratuita para "celebrar também a cultura e tradições", foi hoje anunciado.
O músico e compositor Jorge Palma vai comemorar os 50 de carreira com seis concertos em Lisboa, entre setembro e novembro, nos quais fará “uma viagem antológica através da sua discografia”, foi hoje anunciado.
A Romaria Cultural que vai decorrer em Gouveia de dia 29 a 31, inclui concertos das bandas Alpha, Maria Reis, Linda Martini, Verbian, The Quartet of Woah!, e Samuel Martins Coelho, e os espetáculos inéditos “Gigantes de Pedra” e “TEAR”.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, acolhe até ao final do ano exposições de Didier Fiúza Faustino e Nuno Cera, e mostras em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Itaú Cultural.
A companhia francesa Le Piano du Lac vai apresentar, na próxima semana, um “recital flutuante” que convida a apreciar o pôr-do-sol e a paisagem na Barragem de Várzea de Calde (Viseu) e no Parque Urbano de Oliveira de Frades.
O Festival Imaterial, que inclui concertos, cinema, conferências e o Encontro Ibérico de Música, regressa a Évora, entre 1 e 9 de outubro, para a segunda edição, anunciou na quarta-feira a organização da iniciativa.
O reavivar das mais-valias de Pedrógão Grande está na base das Festas de Verão e Expoarte, que se realizam naquele concelho do distrito de Leiria a partir de sexta-feira, avançou o vice-presidente do município.
The Black Mamba, José Cid, HMB, Agir e Dino D’Santiago são alguns dos artistas dos 50 concertos que vão poder ser vistos entre 1 e 3 de setembro, no Festival F, em Faro, cujo cartaz foi anunciado hoje em Lisboa.
Estrasburgo vai ser a Capital Mundial do Livro em 2024, anunciou hoje a UNESCO, salientando o facto de aquela cidade francesa usar o livro “como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas”.
“Nazis Que Triunfaram – As Carreiras Fulgurantes dos Cúmplices de Hitler Depois da II Guerra Mundial”, do jornalista e historiador francês Érica Branca, já chegou às livrarias portuguesas, anunciou a Casa das Letras, chancela do grupo Leya.
Vários diretores de teatros regionais defenderam na terça-feira o alargamento da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) a outras entidades, para aumentar e diversificar a oferta cultural.
Os concertos de Jorge Palma, Tiago Bettencourt e Buba Espinho são alguns dos destaques do programa da bienal cultural Monsaraz Museu Aberto, que começa no sábado, nesta vila medieval do concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora).
A 30ª edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic), que vai realizar-se entre 28 de julho e 7 de agosto, contará com um total de 120 espetáculos nos sete palcos da feira do certame.