Uma banda desenhada de ficção sobre “a alma complexa” do poeta português Fernando Pessoa acaba de ser publicada em França, assinada pelo autor francês Nicolas Barral, com selo da Dargaud.
Observar a pintura original 'Rapariga com Brinco de Pérola', de Johannes Vermeer, no museu, produz uma reação emocional dez vezes mais forte do que ver uma reprodução da mesma.
O Teatro do Elétrico estreia, no sábado, dois espetáculos no Teatro Variedades, assinalando a recente reabilitação e reabertura deste teatro no Parque Mayer, em Lisboa.
O artista português Pedro Barateiro apresenta uma 'performance' no Centro de Arte Rainha Sofía, de Madrid, esta quinta-feira, dia a partir do qual estará também exposto, no mesmo museu, "Auto-retrato num grupo", de José de Almada Negreiros.
Ana Lua Caiano, DJ Giovanna, FIRE!, Fulu Miziki, José Pinhal Post-Mortem Experience e Romeu Bairros são os primeiros nomes da edição de 2025 do festival Tremor, que vai decorrer nos Açores, anunciou esta semana a organização.
A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O festival DocLisboa vai exibir, em outubro, documentários sobre o cantor Bruce Springsteen e The E Street Band, o cineasta japonês Hayao Miyazaki, a banda Expresso Transatlântico e um filme que regista o entrudo de Lazarim, na programação “Heart Beat” anunciada esta semana.
O presidente executivo (CEO) da Impresa disse na sexta-feira à Lusa esperar que a SIC Novelas, que arranca em outubro, contribua para que o universo de canais do grupo "suba ainda mais no conjunto de audiências no cabo".
Mais de meia centena de editoras portuguesas vão estar presentes na Feira do Livro de Frankfurt, que decorre entre 16 e 20 de outubro, este ano com um pavilhão de Portugal “mais confortável e espaçoso”, segundo a APEL.
O escritor Arturo Pérez-Reverte escolheu a Revolução Mexicana (1910-1920) para cenário do seu novo romance, “A Revolução”, por ter sido “uma causa boa que foi perdida, uma revolução traída, como todas, inclusive a portuguesa”, disse o autor.
Um trio de curtas-metragens portuguesas sobre mulheres estreia-se na quinta-feira, nos cinemas, num mês em que são esperados ainda filmes de Margarida Gil, Rita Nunes e Pedro Costa.
Uma curta-metragem protagonizada pela atriz portuguesa Kika Magalhães, com o realizador Sam Raimi no elenco, tem hoje estreia mundial no festival de terror Beyond Fest, em Hollywood.
O escritor galego Manuel Vila Iglesias é o vencedor da edição de 2024 do Prémio Literário Nortear de relato curto para jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, foi hoje divulgado.
A terceira edição do festival Futurama, que cruza tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, arranca na sexta-feira e vai decorrer em três concelhos do distrito de Beja, apresentando uma programação “colaborativa, inclusiva e transfronteiriça”.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
O festival Iminente regressa em outubro, novamente em versão ‘Takeover’, tomando conta dos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta durante dois dias, com música, artes visuais, dança e conversas, de entrada gratuita.
“Fado Jazz – Filhos da Revolução”, o mais recente projeto do pianista Júlio Resende, que marca os 50 anos do 25 de Abril, é o espetáculo de abertura do Festival Tass Jazz, no concelho de Odemira, na sexta-feira.
Os cantores nigerianos Burna Boy e Tems são os primeiros cabeças de cartaz da quinta edição do Festival Afro Nation, que se realiza entre 9 e 11 julho de 2025 em Portimão, revelou hoje a organização.
O músico e produtor português Branko vai apresentar o disco “Soma” em seis datas europeias até ao final do ano, a começar na quinta-feira no Reino Unido, anunciou hoje a agência do artista.
A ‘designer’ portuguesa Mané Peixoto venceu o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce 2024, com uma proposta de ilustração para a obra “Eu e o segredo do Faraó”, de Catarina Fonseca, foi hoje anunciado.
O Teatro Luís de Camões (LU.CA), em Lisboa, inicia na quinta-feira um ciclo para os mais novos que procura, a partir de obras literárias, abordar assuntos que se relacionam com a vida das crianças em sociedade.
O PEN Clube Português anunciou na segunda-feira os finalistas do seu prémio anual, nas categorias de Ensaio e de Tradução, envolvendo autores como Daniel Sampaio e Maria Bochicchio, e versões portuguesas de escritores como Charlotte Brontë e Virginia Woolf.