A realizadora Rita Nunes acredita que há um caminho de representatividade “que está a dar frutos”, sobre a presença de mulheres na realização e produção de cinema e audiovisual, mas “as mudanças nunca são radicais”.
Setembro foi o segundo pior mês do ano para os cinemas portugueses, a seguir a abril, em números de espectadores, e o terceiro em receitas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A Leya vai fechar as suas livrarias no Porto, em Aveiro e Viseu até janeiro do próximo ano, porque as novas propostas de arrendamento não lhe permitem manter um negócio que nem sequer é o centro da sua atividade.
A cidade de Rabat, em Marrocos, vai ser a Capital Mundial do Livro em 2026, anunciou hoje a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, seguindo a recomendação do Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro.
A encenadora Raquel Castro adaptou o clássico do teatro português “Frei Luís de Sousa” para um espetáculo a estrear-se no Teatro LU.CA, em Lisboa, que pretende trazer o texto para a atualidade e, ao mesmo tempo, questioná-lo.
O ministro dos Assuntos Parlamentares admitiu hoje que "é muito provável" que a televisão digital terrestre (TDT) seja atualmente uma "ineficiência" e disse que está a ser avaliado o futuro da plataforma.
A cantora australiana Kylie Minogue vai voltar a Portugal para um concerto na MEO Arena, em Lisboa, no dia 15 de julho do próximo ano, no âmbito da digressão “Tension”, anunciou hoje a promotora.
Uma série que satiriza os filmes de super-heróis e as franquias intermináveis é a nova proposta do realizador Sam Mendes, oscarizado por “Beleza Americana”, com estreia marcada para 07 de outubro na plataforma de 'streaming' Max.
A Festa da Ilustração, que começa hoje em Setúbal, recorda o ‘designer’ João Câmara Leme, dá espaço para a autora Catarina Sobral e celebra os 50 anos de democracia, com exposições espalhadas pela cidade.
A Assembleia da República reprovou hoje dois projetos de resolução do PCP e do BE para transformar o Centro Comercial STOP, no Porto, num polo “cultural e musical” e para classificar aquele espaço como “bem de utilidade pública”.
Estreias, ensaios, instalações, cinema, almoços e jantares comunitários, o lançamento de um livro e de um ‘podcast’, entre outros, fazem parte das comemorações dos 50 anos do teatro O Bando, que começam sábado em Palmela, no distrito de Setúbal.
“Paredes com ouvidos”, a nova criação teatral da associação Rugas, a estrear-se no dia 18 no Forno - Espaço Cultural, em Rio de Mouro, Sintra, resgata testemunhos da violência da ditadura, e expõe práticas de tortura e censura no Estado Novo.
O espetáculo de Mayra Andrade “reEncanto”, em que a cantora se apresenta apenas com o violão de Djodje Almeida e que já percorreu dezenas de países, chega a Portugal em dezembro, anunciou a artista.
“A Casa da Paixão”, obra premiada da escritora Nélida Piñon (1937-2022), originalmente publicada nos chamados anos de chumbo da ditadura brasileira (1964-1985), regressa este mês às livrarias portuguesas, numa reedição anunciada pela Temas & Debates.
Cerca de 70 iniciativas compõem o programa deste ano do Cultura Portugal, que arrancou formalmente hoje em Madrid e até ao final do ano vai levar a arte e a cultura portuguesas a 21 cidades de Espanha e Andorra.
A vila de Ferreira do Zêzere recebe entre sexta-feira e domingo a edição inaugural do Festival Z, iniciativa que vai decorrer ao ar livre, com concertos de “bandas emergentes” e com um cartaz eclético, direcionado para vários públicos.
O músico sueco Fredrik Andersson vai dirigir o serviço de música da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir de abril de 2025, sucedendo a Risto Nieminen, anunciou hoje esta instituição.
A banda Silence 4 vai atuar no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, no dia 14 de novembro de 2025, foi hoje anunciado, o que significa uma data extra naquela sala, para além do dia 15 de novembro, entretanto esgotado.
A adaptação para palco da série de animação infantil “Bluey”, que acompanha a vida de uma cadelinha e da sua família, estreia-se em Portugal em novembro, com uma apresentação em Lisboa.
O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, inaugura hoje uma mostra que “reflete sobre o presente e futuro” da fábrica de azulejos Viúva Lamego através de obras de 17 artistas, como Vhils, Add Fuel, Bela Silva e Adriana Varejão.
O livro “Um País em Bicos de Pés: Escritores, artistas e movimentos culturais”, de Diogo Ramada Curto, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, anunciou na quarta-feira a Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL).
Uma banda desenhada de ficção sobre “a alma complexa” do poeta português Fernando Pessoa acaba de ser publicada em França, assinada pelo autor francês Nicolas Barral, com selo da Dargaud.
Observar a pintura original 'Rapariga com Brinco de Pérola', de Johannes Vermeer, no museu, produz uma reação emocional dez vezes mais forte do que ver uma reprodução da mesma.
O Teatro do Elétrico estreia, no sábado, dois espetáculos no Teatro Variedades, assinalando a recente reabilitação e reabertura deste teatro no Parque Mayer, em Lisboa.