1986: no ano em que Portugal entrou para a então CEE, o maior sucesso nas nossas salas de cinema foi "África Minha", visto por mais de 800 mil espectadores entre 26 de fevereiro e 24 de dezembro. Estes eram os tempos em que os filmes demoravam anos a chegar e estreavam em poucas salas, ficavam meses
O festival encaminha-se para a reta final e exibe um potente registo documental sobre a participação da Roménia nas limpezas étnicas de Hitler, um imperdível relato sobre a juventude e o “rock’n’roll” na União Soviética dos anos 80 e um docudrama argentino que se debruça sobre uma mulher em crise ex
Num dia particularmente marcado por registos experimentais, o festival desafia o espectador com uma obra filmada em película 16mm com montagem não-linear (“Bait”), outra a compor uma espécie de quadro abstrato em movimento acelerado (“The Grand Bizarre”) e um exercício de longos diálogos e silêncios
Estúdio marcou datas do regresso da saga ao cinema após "Star Wars: The Rise of Skywalker" e mudou as datas das quatro sequelas que James Cameron está a fazer de "Avatar". Já os projetos da Fox relacionados com a Marvel ficaram pelo caminho.
Apesar da relutância em ficar com o papel imortalizado por Robin Williams no clássico de animação, Will Smith acabou por mudar de opinião após criar a sua versão de "Friend Like Me".
Já é o segundo filme mais rentável de sempre, mas 2019 não vai ser apenas "Vingadores: Endgame". Após o arrasador filme da Marvel estão na agenda mais sequelas, animações e outras fortes apostas para arrastar multidões para as salas de cinema.
O festival vai chegando a meio e, numa edição marcada pela forte presença do cinema brasileiro, surgem destaques como a vocação sociológica de “No Coração do Mundo” e a política abordada explicitamente em “Democracia em Vertigem”. Da Roménia vem o drama “Alice T”, eventualmente uma das propostas mai
Nesta segunda-feira, um dos destaques vem da secção Boca do Inferno, com os adolescentes e as diversas dimensões de “A Noite Amarela”. Na Competição, “Los Nombres de las Cabras” questiona os mitos da colonização espanhola.