O filme “2001: Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, estreou-se em Washington há 50 anos, em 2 de abril de 1968, antes de chegar a salas de Nova Iorque e Los Angeles, nos dias seguintes.
A Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes, surgiu da contestação do Maio de 68, com uma programação que a Cinemateca Francesa repõe este mês, com filmes como "O leito da virgem", a exibir hoje em Paris.
O filme "Terra Franca", a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Leonor Teles, venceu o "Prix International de la Scam" no festival Cinéma du Réel em Paris, que começou a 23 de março e termina este domingo.
Inspirado nas criações do brasileiro Oscar Niemeyer, o cine-estúdio do Namibe, em Angola, foi concluído em 1974, na então cidade de Moçâmedes, mas no seu interior, de construção futurista, nunca foi projetado qualquer filme ou realizado algum espetáculo.
O realizador norte-americano Martin Scorsese, de 75 anos, vai receber na edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes o prémio honorário Carrosse d'or, um galardão anual atribuído pela Sociedade francesa de Realizadores (SRF).
A curta-metragem "Miragem meus putos", de Diogo Baldaia, vai ser exibida no Porto e em Lisboa, numa sessão com outros filmes que também expressam "o que é viver a juventude e os seus anseios no tempo presente".
Os filmes portugueses “A Fábrica de Nada”e “Djon África” estão na lista de filmes que o jornal norte-americano The New York Times considera que é “preciso ver”, no festival Novos Realizadores/Novos Filmes, que começa hoje em Nova Iorque.
Numa cerimónia reservada, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu personalidades, considerando-o também um louvor ao cinema português. O Teatro Experimental de Cascais também foi condecorado.
Foi apresentada a programação da 15ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema de Lisboa, que vai decorrer entre 26 de abril e 6 de maio. "A Árvore", de André Gil Mata, é o filme de abertura.
Os vencedores dos prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, foram anunciados numa cerimónia no Casino Estoril em que se falou de crise e de apoios ao cinema.