O realizador brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do cinema novo do Brasil, morreu no sábado, aos 89 anos de idade, noticiou a imprensa brasileira.
A presença portuguesa chegou à 71ª edição do festival de Cannes. Confirma-se ainda regresso de Lars Von Trier e os últimos três filmes que vão competir pela Palma de Ouro.
"A Batalha do Côa – Uma Lição Portuguesa", do realizador francês Jean-Luc Bouvret, descreve a luta pela salvaguarda das gravuras rupestres do Vale do Côa.
O realizador Vittorio Taviani, que com o seu irmão Paolo filmou algumas obras-primas do cinema italiano como “Padre Padrone” e “Cesare deve morire”, morreu hoje aos 88 anos, segundo os meios de comunicação social italianos.
O diretor de fotografia José Luís Carvalhosa, que trabalhou com realizadores como Eduardo Geada, Solveig Nordlund e Alberto Seixas Santos, morreu na quarta-feira, aos 70 anos, revelou à Lusa fonte da família.
Os cem anos do nascimento de Miguel Franco são assinalados em Leiria com uma homenagem no sábado, que dá início a um conjunto de iniciativas para lembrar a vida e obra do ator, encenador e dramaturgo.
Realizador Jorge Paixão da Costa fala do filme sobre Aníbal Milhais, o soldado que combateu na Primeira Guerra Mundial e foi "maior do que um ato destemido".
O Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra começa esta quarta-feira com sessões de filmes pensados para o público escolar, numa edição que dedicará uma retrospetiva ao realizador austríaco Ulrich Seidl.
Ao fim de 35 anos, as salas de cinema vão regressar à Arábia Saudita e filmes daquele país vão ser exibidos pela primeira vez no festival mais importante do mundo.
Mais de uma centena de filmes, que convocam nomes como Dziga Vertov, Agnès Varda, Abbas Kiarostami e Michael Snow, vão ser mostrados pela Cinemateca Portuguesa, num ciclo sobre cinema e fotografia, a partir de 7 de maio, em Lisboa.
A 21.ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira decorre entre 8 e 15 de abril. "Alice" (2005),de Marco Martins, será exibido pela primeira vez numa cópia digital nova.
O PCP refere que alguns festivais do Porto admitiram que "não conseguirão manter o nível de cartaz de edições anteriores" se se mantiverem os resultados provisórios do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021.