![Xutos e Pontapés, Paulo Gonzo e Tony Carreira atuam na Feira de São Mateus](/assets/img/blank.png)
O presidente da Câmara de Viseu anunciou que a Feira de São Mateus, com um orçamento de um milhão de euros, vai decorrer de 8 de agosto a 14 de setembro, apostando na recuperação de tradições.
"A feira está a renovar-se, a recuperar tradições, a criar novos atrativos, a qualificar a sua identidade e a sua imagem e a melhorar a sua comunicação", sublinhou Almeida Henriques, apontando que se pretende recuperar a tradição do Dia de Viriato.
Durante a cerimónia de apresentação das linhas gerais da programação da Feira de São Mateus 2014, que decorreu na noite desta terça-feira no adro da Igreja da Misericórdia, Almeida Henriques revelou que a tradição do Dia de Viriato terá lugar a 31 de agosto.
"Este dia esteve na origem das primeiras entradas pagas na Feira de São Mateus, em 1929, com o objetivo de angariar fundos para a construção da estátua do herói mítico de Viseu. Não é organizado há 85 anos", explicou.
O certame secular voltará a ter também fogo preso, logo no dia da inauguração, estando prevista uma arruada desde o centro histórico até ao campo da feira, com a atuação da Orquestra Infusão, que tocou hoje durante a apresentação na programação.
Entre as novidades para este ano, o autarca de Viseu destacou a nova imagem exterior e uma renovada iluminação, que terá um ponto de comunicação no centro histórico da cidade.
"Na envolvente da feira não haverá publicidade, apenas imagens da cidade e imagens promocionais da cidade", acrescentou, considerando que esta é uma mudança com grande impacto visual para quem chega, e no meio urbano.
Será também montado um serviço de acolhimento e informação ao visitante e, pela primeira vez, instalado "um serviço de torniquetes que permitam o controlo e contagem de entradas e saídas na feira".
O vinho do Dão vai passar a ser "rei da feira, como vinho oficial", e o Orfeão funcionará como um segundo palco do certame, onde atuará Ruy de Carvalho a 14 de setembro. Na 622.ª edição da Feira Franca terão lugar 70 concertos, mais de 120 eventos, onde se destacam os espetáculos de Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira (na fotografia), Blind Zero, Paulo Gonzo ou João Pedro Pais.
O recinto da feira contará com a presença de 280 feirantes, 40 divertimentos e 30 restaurantes e tascas. Na sua apresentação, Almeida Henriques sublinhou também "uma nova estratégia de marca de comunicação", por forma a promover e qualificar o evento, fazendo-o chegar à cidade-região e aos mercados de proximidade. "Um exemplo disso: os táxis no Porto irão vestir Feira de São Mateus e a revista oficial, que será uma revista de qualidade da feira e da cidade, chegará a todo o país", revelou.
Outra das novidades passa pela realização de um estudo de impacto económico e comunicacional da Feira de São Mateus e da sua marca, cuja coordenação caberá ao Instituto Politécnico de Viseu. "Estamos também a preparar as bases de um estudo histórico e documental sobre a feira. Uma feira com mais de 600 anos tem de ser conhecida, documentada e divulgada", concluiu.
@Lusa
Comentários