Originários de Brooklyn, os The Drums foram fundados pelos amigos de infância Jonathan Pierce (ex-Elkland) e Jacob Graham (ex-Horse Shoes) em 2006, em parceria com o baterista Connor Hanwick. Deixaram a sua primeira marca no mundo da música «indie» com o EP «Summertime!», uma coleção escapista de fantasias pop de praia, a que se seguiu o seu primeiro álbum, precisamente intitulado «The Drums», lançado em Junho de 2010.

Esse primeiro disco vendeu em todo o mundo mais de 200 mil cópias, e a banda deu espectáculos em todo o planeta, do Japão ao Chile, passando pela Indonésia, Austrália, Hong Kong, Brasil, Estados Unidos e Europa.

A banda evitou as armadilhas do «difícil segundo álbum» gravando-o muito rapidamente, muitas vezes estabelecendo as faixas espontaneamente na cozinha de Pierce. O baterista Connor Hanwick trocou as baquetas pela guitarra e por seu turno o guitarrista Jacob Graham assumiu o seu talento mais natural para os sintetizadores.

Quanto ao conteúdo mais autobiográfico do disco, Pierce diz que «este novo álbum toca em tudo desde as minhas raízes extremamente religiosas ao transgenerismo à violência, e claro que há muitas coisas de partir o coração, de que eu não me conseguiria afastar mesmo que tentasse».

«Portamento» é um termo italiano do século XVII que denota um deslizamento vocal entre dois arremessos.

Para Pierce, o nome assume um significado adicional e pessoal:

«Jacob e eu conhecemo-nos em miúdos, e tínhamos ambos uma grande paixão por Kraftwerk, Anything Box e Wendy Carlos - todos eles pioneiros do sintetizador, e um dispositivo comum nos velhos sistemas analógicos era «Portamento». Indica o tempo de viagem entre uma nota as outra e sempre a considerámos uma bela palavra. Parece ajustar-se à forma como transitámos do ano passado para este, perdendo um guitarrista [Adam Kessler], reformando a banda, as nossas vidas pessoais e o próprio som do álbum a viajar de uma coisa à outra».

Videoclip de «Let's Go Surfing»